Diocese de Luz acolheu o VIII FORMISE Regional Leste 2

Publicado em: 8 maio 2018

Entre os dias 4 a 6 de maio foi realizado na Diocese de Luz a oitava edição da Formação Missionária para Seminaristas – FORMISE do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A formação teve como tema: “O discípulo missionário na perspectiva de Aparecida” e contou com a assessoria do secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Antônio Niemiec CSsR. Estiveram presentes 50 seminaristas de 23 arquidioceses do Leste 2, sendo duas dioceses convidadas de dois outros Regionais, o seminaristas Marcos da Diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA) e o seminarista Erivan da Diocese de Parintins (AM).

Na abertura do evento, o bispo diocesano de Guaxupé/MG, Dom José Lanza e também referencial para a Ação Missionária no Regional, destacou a importância da Formação Missionária para Seminaristas e a organização dos Conselhos Missionários para Seminaristas – COMISE. Também esteve presente, representando o Conselho Missionário do Regional – COMIRE Leste 2, a secretária Iva da Silva e o representante da província de Uberaba/MG, Alexandre.

A partir da proposta nacional o VIII FORMISE é um encontro com os coordenadores onde partilharam sobre o Plano Trienal de Ação (2017-2019) além de ouvir as partilhas da caminhada de cada representante.

O seminarista da Diocese de Luz, Filipe Costa, ressaltou a alegria de poder acolher o FORMISE.“Vejo que com essa formação, estimulou o desejo de cada um dos seminaristas de nossa diocese, para a importância da missão” Lembrou ainda de Matteo Raschietti (2011), onde nos ensinou que a atividade missionária não é tanto uma ação da Igreja, mas é simplesmente a Igreja em ação. A igreja em ação, nos estimula a vivenciar mais e mais uma urgência para a missão e viver a sinodalidade, comentou o seminarista.

Ao final do FORMISE o seminarista da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano Helvert, concluiu que: “o encontro enriqueceu ainda mais no âmbito da ‘Igreja em saída’ proposta pelo papa Francisco, de ir ao encontro daqueles que necessitam de nós. O documento de Aparecida quer renovar em todos os membros da Igreja, onde somos convocados a ser discípulos missionários de Cristo”.

Ainda na manhã de domingo, 06, o coordenador do COMISE apresentou a compilação das propostas elencadas pelas Províncias Eclesiásticas, na conversa em grupos. As propostas do ano anterior sugeriram e servem de pistas para conduzir à prática da ação missionária desde as casas de formação. Cabe ressaltar, a comunhão que há entre o Plano Trienal Nacional, os três eixos e a proposta da coordenação regional que apresentou que deverão promover encontros com as províncias, para facilitar a compreensão e articulação da ação missionaria.

Por fim, a equipe de coordenação do COMISE Regional foi ampliada, sendo: o seminarista Filipe Costa representará a província de Belo Horizonte/MG e o seminarista Helvert Dias representará a província de Mariana/MG.

Para encerrar o encontro houve a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo de Luz, Dom José Aristeu e concelebrada por Dom José Lanza, padre Antônio Niemiec, vigário geral, e padres, diáconos e seminaristas.