Diocese cancela celebração da Missa do Crisma

Publicado em: 28 setembro 2020
Pascom

Na tarde da sexta-feira, 25 de setembro, Dom José Aristeu, esteve no Centro Missionário, reunido com o vigário geral, padre Antônio Campos Pereira; o Ecônomo, padre João Álisson do Carmo; com o coordenador diocesano de Pastoral, padre João Veloso; o representante do Clero, padre Cássio Vieira; o representante da Cura da Catedral, padre Orlando Barbosa e os formadores do Seminário Diocesano, padre Tiago  da Silva e padre Pedro Felisberto para refletirem e avaliarem a procedência ou não da realização da Missa do Crisma, agendada para a próxima quinta-feira, 01 de outubro.

Durante a reunião, decidiram que diante do contexto atual da crise provocada pela Covid-19, levando em consideração as orientações sanitárias expressas no plano “Minas Consciente”, onde se constatou o retorno dos municípios que fazem parte da região diocesana, a “onda amarela”, reduzindo um pouco mais a flexibilização já estimada, refletiram e concluíram que, para resguardar a segurança de todos, foi cancelada a celebração da Missa do Crisma, ficando para outra oportunidade.

De acordo com o bispo, foi ainda orientado aos padres que, em relação aos óleos do Batismo e dos Enfermos, caso estejam em falta, procedam com a benção, conforme as prescrições e ritos litúrgicos próprios, dentro da Celebração do Sacramento. Sendo a unção pós-batismal (Óleo do Crisma), na celebração do Batismo, um rito complementar, não tendo o Óleo, poderá ser omitido. Na oportunidade, reforço e incentivo a priorizarem o “retiro on-line” como momento privilegiado para renovarmos as nossas forças a partir da experiência do encontro com Deus para viver bem a missão, destacou Dom Aristeu.

O bispo ainda ressalta que, ao final do retiro será realizado o lançamento do Plano Diocesano de Pastoral já finalizado. Dado e passado na Cúria Diocesana de Luz, sob o Selo e Sinal de nossas armas.