Dados estatísticos diocesano apontam crescimento do Sacramento do Batismo

Início » Dados estatísticos diocesano apontam crescimento do Sacramento do Batismo

Anualmente, a Diocese de Luz tem acesso por meio das paróquias os dados estatísticos sacramentais. São dados contabilizados do Batismo, 1ª Eucaristia, Crisma e Matrimônios realizados nas 52 paróquias.

Em 2018, as estatísticas destacaram para mais de 12.100 realizações sacramentais, sendo o grande número para o Sacramento do Batismo com quase 4 mil pessoas batizadas. A grande maioria ainda no primeiro ano de vida e quase 200 pessoas foram batizadas maiores de 7 anos de idade.

Em Bom Despacho, na Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho, foram 271 batizados. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Arcos registrou 183 e a São Carlos Borromeu, em Lagoa da Prata 158 batizados.

Em Campos Altos, a Paróquia Santa Terezinha, teve o maior índice de crianças batizadas acima de 07 anos, no total foram 25.

A Primeira Comunhão, na Paróquia São José, em Samonte, foram mais de 247 crianças recebendo o sacramento, seguindo: a Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho e a Paróquia São Sebastião, em Lagoa da Prata.

O Sacramento do Crisma foram mais de 420 adolescentes e adultos na Paróquia São Carlos Borromeu. E mais de 250 na Paróquia São Sebastião, em Lagoa da Prata e Paróquia São José, em Santo Antônio do Monte.

Em Formiga, a Paróquia São Vicente Férrer realizou no ano passado o maior número de casamentos na Diocese, foram 107, sendo 102 cerimônias com casais católicos e batizados e 05 com casais um católico e o outro não católico.

O trabalho de censo dos sacramentos é realizado pela chancelaria da Cúria, que tem como chanceler padre Marcos Tiago da Silva.