Congresso Eucarístico Nacional conta com a participação de representantes da Diocese de Luz

Início » Congresso Eucarístico Nacional conta com a participação de representantes da Diocese de Luz

Começou na noite da segunda-feira, 15, o 17º Congresso Eucarístico Nacional, no Estádio do Mangueirão, em Belém do Pará. A Missa foi presidida pelo Legado Pontifício, Dom Cláudio Hummes, nomeado pelo Papa Francisco para representá-lo no evento.

Na homilia, Dom Cláudio destacou a cidade-sede do Congresso, Belém, apaixonada por pela Virgem Maria, Nossa Senhora de Nazaré, e venerada a cada ano com o Sírio de Nazaré, que reúne cerca de dois milhões de pessoas.

A cidade também celebra neste ano o jubileu dos 400 anos de sua fundação e os 400 anos de evangelização da Amazônia. “Sintamo-nos, portanto, acolhidos pela Arquidiocese de Belém e por todos os bispos da Amazônia missionária. Aqui o Congresso foi preparado com grande zelo”, disse o cardeal.

Dom Cláudio lembrou ainda as palavras do Papa Francisco que o nomeou para o encontro. “O Papa manda uma grande bênção, um abraço. Ele sempre lembra com muito carinho os missionários que labutam nesta região, mas também os antigos missionários que em situações mais difíceis evangelizaram a população, especialmente os indígenas”.

O cardeal pediu que o Congresso seja um vigoroso impulso para a uma evangelização missionária. “Este é o fruto que o Papa espera”, afirmou.

Diocese de Luz

A Diocese está representada pelo bispo Dom José Aristeu, o chanceler padre Antônio Carlos Silva da, pelo assessor diocesano dos ministérios padre Carlos César de Faria e os leigos Luiz Henrique Coutinho e Dimas Deon Leal.

O Congresso

O objetivo do Congresso é tornar visível para todo o país a força da Eucaristia e a ação missionária na Amazônia. Um dos ápices do Congresso é a chegada da procissão eucarística fluvial na quarta-feira, 17.

Além das celebrações eucarísticas diárias, haverá um simpósio teológico nos dias 18 e 19 de agosto e uma exposição de arte sacra, artesanatos e oficinas temáticas de 17 a 20. O Congresso termina no domingo, 21, com a Missa solene de encerramento e a procissão do Triunfo Eucarístico até a Catedral da Sé, com benção eucarística no Forte do Presépio.

Devem participar do congresso 150 expositores, 300 bispos, 1500 padres e 50 mil congressistas.