Na noite de sexta-feira, 15 de dezembro, no auditório do 7º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, na cidade de Bom Despacho, foi realizada a terceira conferência do Centenário Diocesano – atividade das comemorações do jubileu da Diocese de Luz – comemorada em 08 de julho de 2018.
Nesta edição, o encontro foi direcionado ao público do Poder Judiciário, como policiais civis e militares e teve com o tema: “Igreja e Justiça: a cidadania”, ministrada pelo advogado e político Patrus Ananias.
Antes de iniciar a palestra a mesa foi composta pelo bispo da Diocese de Luz, Dom José Aristeu, o prefeito de Bom Despacho, Fernando Cabral; o presidente da Câmara Municipal de Bom Despacho; Vital Guimarães; o pároco e capitão capelão padre Sebastião Fernandes Pereira (Paróquia Santa Efigênia – Paróquia Militar); o capitão do 7º BPM de Bom Despacho, Aelson e o palestrante Patrus Ananias.
Patrus iniciou o evento agradecendo o convite, em especial, a comissão diocesana do Centenário. Ele ainda ressaltou e refletiu com os presentes sobre a segurança e a vida em sociedade. “Levei para reflexão, a partir de documentos e exemplos de grandes líderes mundiais o papel eclesial na transformação da sociedade”, comentou o palestrante.
Patrus
Patrus Ananias de Sousa é natural de Bocaiúva/MG. Graduado em Direito pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Poder Legislativo pela PUC-Minas. Mestre em Direito Processual, e doutorando em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid.
Em 1989 foi vereador em Belo Horizonte. Eleito prefeito da capital mineira em nos anos de 1993-1996. Em 2002, foi eleito Deputado Federal.
Em 2004 fui convocado pelo então presidente Lula para implantar o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), onde permaneceu até 2010. Nesse período, fez parte do Programa Bolsa Família e uma rede de políticas públicas sociais para combater a fome, a desnutrição, a miséria e a pobreza no país.
Conferências
Em virtude às comemorações do jubileu da Diocese de Luz, a comissão do Centenário promoveu em 2017 conferências com os distintos públicos para refletir e discutir Igreja e Sociedade. Das quatro conferências programadas três foram realizadas; a primeira com os comunicadores (Igreja e Comunicação); a segunda com os políticos (A Doutrina social da Igreja – Uma política a serviço da sociedade do Bem Viver) e a terceira (“Igreja e Justiça: a cidadania”), com o Poder Judiciário (Policiais Civis e Militares).
O último encontro será no próximo ano 2018, com os Educadores, local e data há definir.