Comunicados e orientações

Publicado em: 4 janeiro 2022
Halph Carvalho

TABELA DE TAXAS E EMOLUMENTOS

Segue informações da Tabela de Taxas e Emolumentos atualizada, a qual entra em vigor a partir deste mês de janeiro de 2022. Veja na integra o comunicado, assinado pelo bispo diocesano, Dom José Aristeu, e o Chanceler, Pe. Marcos Tiago da Silva.

TABELA DE TAXAS E EMOLUMENTOS

Missa em horário da Comunidade (espórtula coletiva) – R$ 2,00

Missa de Bodas ou de Formatura (em horário especial) – R$ 150,00

Casamento (processo, celebração, registro) – R$ 650,00

Casamento (processo, transferência) – R$ 325,00

Casamento (celebração, registro) – R$ 325,00

Batizado (celebração, registro, vela e lembrança) – R$ 40,00

Crisma (celebração e registro) – R$ 30,00

Certidões – R$ 30,00

Espórtula de Missa para o Sacerdote fora de sua Paróquia: R$ 50,00 mais o valor da gasolina. (Base de cálculo: 1  litro para  cada  5 quilômetros rodados; em carro próprio: 1 litro para cada 2,5 quilômetros  rodados).

Obs.: Aconselha-se que, entre os padres da mesma cidade ou Forania, exerça-se a gratuidade, realizando em sistema de colaboração mútua diante de eventualidades.

1. Conforme os Cânones 848 e 945 a 958 do Código de Direito Canônico.
  2. O parecer do Conselho Presbiteral, Colégio dos Consultores e Vigários Forâneos, em reunião extraordinária de 27/12/2021.
  1. Nos casos onde se comprove a falta de recursos para custear as taxas acima, caberá ao Pároco, no seu múnus pastoral, discernir e exercitar a caridade, não deixando o fiel sem a devida assistência.
  2. Entra em vigor, em todas as Paróquias da Diocese de Luz, a partir do dia 1 de janeiro da 2022.

Dado e passado na Cúria Diocesana, sob o nosso Selo e sinal de nossas Armas, aos 27 dias do mês de dezembro de 2021.

Dom José Aristeu Vieira

Pe. Marcos Tiago da Silva