Comitiva da Diocese de Luz participa de Simpósio Regional de Catequese

A Diocese de Luz esteve representada pelo padre Denison Costa, assessor diocesano da Catequese, o seminarista Mateus Morato e os leigos Luiz Henrique, Dagmar Moreira e Elano Sant ana no Simpósio de Catequese, realizado pelo Regional Leste 2 da CNBB, nos dias 14 a 17 de agosto, em Belo Horizonte.

O Simpósio de Catequese sobre “Catequese na Cultura Digital e a Inteligência Artificial” foi realizado na Casa de Retiros São José, com a participação de coordenadores diocesanos de catequese de 22 dioceses do Regional Leste 2 (Minas Gerais).

O Prof. Dr. Moisés Sbardelotto (PUC-MG) refletiu com o grupo sobre a catequese na cultura digital, destacando o impacto dessa realidade para a evangelização e a iniciação à vida cristã.

A Profa. Dra. Aline Amaro da Silva (PUC-MG) abordou “A transmissão da fé para as gerações digitais”, apresentando as características dessas gerações, sobretudo a Geração Z e a Alfa, que atualmente frequenta a catequese, além de indicar algumas características da Geração Beta, que inicia em 2025.

O Prof. Me. Marcus Tullius, assessor de comunicação da Cáritas da América Latina e Caribe, falou sobre a inteligência artificial, destacando a visão e as propostas da Igreja sobre o tema.

Já Janaína Santos, assessora de Comunicação do CEBITEPAL do CELAM, tratou de “Linguagens digitais, redes sociais, plataformas e catequese”, apresentando diversas indicações de caminhos para a catequese no mundo digital.

Os participantes sugeriram que a Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 organize um grupo permanente de estudo sobre o tema e amplie esta formação para outros coordenadores de catequese das dioceses, possibilitando que mais catequistas sejam atualizados sobre essa importante temática.

Texto adaptação/Créditos: Lucimara Trevizan (Coordenadora da Comissão Regional de Catequese)