Comissão para Liturgia oferece roteiro para celebrar o 4º Domingo da Páscoa

Início » Comissão para Liturgia oferece roteiro para celebrar o 4º Domingo da Páscoa

O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”. A liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho de João, que apresenta Jesus como Bom Pastor. Neste trecho do Evangelho, João relata a continuidade de Jesus com os fariseus iniciada no capítulo 9 por causa da cura do cego de nascença.

Segundo a leitura, aquela cura extraordinária suscitou nos fariseus ódio contra Jesus e contra o próprio cego, que era agora um testemunho vivo do poder do Cristo, que veio chamar os homens das trevas à sua luz admirável. Hoje, Jesus, o Bom Pastor, continua a defender o povo de todas as falsas propostas que desviam do seu caminho.

Para celebrar esta data, a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou um roteiro de celebração da palavra para ser feito em casa, em família, como Igreja doméstica.

Cabe aqui recordar mais uma vez o que nos afirmam as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja do Brasil, número 73: “A casa, enquanto espaço familiar, foi um dos lugares privilegiados para o encontro e o diálogo de Jesus e seus seguidores com diversas pessoas (Mc 1,29; 2,15; 3,20; 5,38; 7,24). Nas casas Ele curava e perdoava os pecados (Mc 2,1- 12), partilhava a mesa com publicanos e pecadores (Mc 2,15ss; 14,3), refletia sobre assuntos importantes, como o jejum (Mc 2,18-22), orientava sobre o comportamento na comunidade (Mc 9,33ss; 10,10) e a importância de se ouvir a Palavra de Deus (Mt 13,17.43).”

É importante ressaltar também que as famílias podem acompanhar a celebração pelos meios de comunicação católicos, rádio, TV e ainda pelas redes sociais.

Preparação para celebração

Escolha em sua casa um local adequado para celebrar e rezar juntos
Prepare sua Bíblia com o texto a ser proclamado
Um vaso com flores, um crucifixo, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora