O evento realizado nos dias 30 de junho a 02 de julho reuniu, em Formiga, 62 participantes, entre coordenadores paroquiais e catequistas de toda a Diocese de Luz.
O encontro foi assessorado pela Margareth Rosalina, que é catequista, pedagoga, especialista em Catequese, psicopedagoga com especialização em Educação Inclusiva e membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2.
“Esse encontro foi realizado devido à grande demanda presente em nossas comunidades e paróquias, e também foi um pedido por parte das coordenações paroquiais” comenta a coordenação.
O Diretório de Catequese é claro ao afirmar essa necessidade de atenção às pessoas com deficiência: “Uma maior consciência social e eclesial e os inegáveis progressos da pedagogia especial fazem com que a família e outros lugares de formação possam hoje oferecer, a essas pessoas, uma adequada catequese, à qual têm direito, como batizadas, e se não batizadas, como chamadas à salvação.” (DGC 1997, 269).
Segundo Luiz Henrique, coordenador diocesano da Catequese, o Catecismo da Igreja Católica em seu número 2276 é categórico: “As pessoas doentes ou deficientes devem ser amparadas, para que possam ter seu direitos resguardados e sejam incluídas em todas as atividades”.
O encontrou se encerrou no domingo com o almoço, e contou com a presença do bispo diocesano, Dom José Aristeu, que estava fazendo visita pastoral na cidade.