Início » Comissão de Liturgia do Leste 2 emite comunicado sobre cancelamento das atividades de 2020

A Comissão para a Liturgia do Regional Leste 2 da CNBB, por meio do bispo referencial, Dom José Luiz Majella Delgado, divulgou nesta quarta-feira, 09 de setembro, um comunicado sobre o cancelamento das atividades de 2020.

Leia a mensagem abaixo:

“O texto litúrgico, enquanto sinal ritual, é meio de comunicação oral. Mas para os crentes que celebram os ritos sagrados, também a palavra é um mistério:
(…) Deus fala aos homens, o próprio Cristo no Evangelho fala ao seu povo que, por si ou através do celebrante, com a oração responde ao Senhor no Espírito Santo”.
(Papa Francisco, Magnum Principium, Carta Apostólica em Forma de ‘Motu Proprio’)

Exmo. Srs. Arcebispos e Bispos,

Estimados Padres e Leigos amados e amadas de Deus,

A Comissão de Liturgia, através de seu bispo referencial, Dom José Luiz Majella Delgado, CSsR, vem comunicar aos Srs. o CANCELAMENTO do encontro anual com COORDENADORES DIOCESANOS E ASSESSORES DAS COMISSÕES DE LITURGIA das arquidioceses e dioceses de nosso regional, agendado para os dias 28, 29, 30 de setembro e 01 de outubro de 2020.

Em virtude da pandemia do novo corona vírus, esta e outras atividades de nossa Comissão (como o encontro de Seminaristas do 4º. Ano de Teologia, Diáconos Transitórios e Presbíteros recém-ordenados agendado para julho/2020) precisaram ser canceladas.

O tema escolhido para o encontro deste ano com os coordenadores e assessores das (Arqui)Dioceses, em sintonia com as iniciativas da Pastoral Litúrgica em nível nacional, seria “Teologia, Espiritualidade e Pastoral a partir da 3ª. Edição Típica do Missal Romano”, já que estava previsto o lançamento no Brasil da aguardada tradução do Missal Romano.

Como essas iniciativas em âmbito nacional foram transferidas para o ano de 2021, acreditamos que, para o próximo ano, poderemos também dar continuidade aos nossos trabalhos no Regional, na mesma linha.

Já antecipamos nossos agradecimentos pelo apoio de todos.

Comissão Regional de Liturgia CNBB – Leste 2:
Dom José Luiz Majella Delgado, CSsR, Bispo Referencial para a Liturgia;
Pe. Carlos Henrique Alves de Resende; Margareth Albani;