CNBB: retorno às celebrações com presença dos fiéis exige atitudes contra a infecção do novo coronavírus

Publicado em: 24 junho 2020

O retorno às celebrações com presença dos fiéis exige atitudes e posturas contra a infeção pelo novo coronavírus. É o que diz o documento enviado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aos bispos com “orientações Litúrgico-Pastorais para o retorno às atividades presenciais”. O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, padre Leonardo Pinheiro, gravou um vídeo explicando essas orientações e ressaltando os cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois das celebrações diante nesse contexto de pandemia.

Após quase três meses de atividades suspensas, algumas arquidioceses e dioceses no Brasil retomam, aos poucos, as celebrações com a presença dos fiéis. A rotina de abertura das igrejas foi possível depois que governos municipais e estaduais publicaram decretos autorizando a realização das missas com o povo.

CNBB envia aos bispos do Brasil orientações litúrgico-pastorais para retorno às atividades

Mas esse retorno “requer um bom planejamento, muita coragem e esperança, pois a Igreja também tem a grave responsabilidade de prevenir o contágio da COVID-19, em sintonia com as autoridades sanitárias”, diz o documento da CNBB. A Comissão para a Liturgia ressalta que, na medida em que for retomada a participação comunitária nas celebrações, segundo as orientações dos Bispos diocesanos, “será necessário garantir atitudes e posturas contra a infeção”.

Confira o vídeo do padre Leonardo Pinheiro:

Arquidioceses e dioceses retornam às atividades presenciais

Desde o final de abril algumas arquidioceses e dioceses puderam retornar às atividades com a presença dos fiéis, mas sempre com orientações de higiene e distanciamento, de modo a evitar o contágio pelo novo coronavírus. Paralelamente, algumas Igrejas Particulares tiveram que voltar com medidas mais restritivas, por conta do aumento de casos em suas localidades. Confira alguns destaques:

Leste 2

Em Minas Gerais, as arquidiocese de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberaba divulgaram orientações para retorno das celebrações com o povo. Já em Pouso Alegre (MG), o arcebispo metropolitano, dom José Luiz Majella Delgado, enviou uma mensagem, por vídeo, incentivando a perseverança e unidade entre todos. Saiba mais.

Diocese de Luz

A Diocese de Luz comunicou recentemente que retornará com as celebrações com a presença dos fiéis no próximo domingo, 27 de junho, conforme as instruções de cada município. Mas é uma decisão que pode ser mudada a qualquer momento devido ao contexto da pandemia na região.

Confira as recomendações diocesana