Os sacerdotes das diversas paróquias da Diocese de Luz se reuniram nesta terça-feira, 17 de outubro, no Salão Diocesano, em Luz, para um encontro formativo sobre a nova edição do Missal Romano.
O encontro foi conduzido pelo assessor de liturgia da CNBB, padre Thiago Faccini Paro, mestre em Teologia e especialista em Liturgia e Espaço Litúrgico.
A formação aconteceu durante todo o dia e contou com a presença de dezenas de sacerdotes, que puderam conversar com o assessor, tirar dúvidas e conhecer melhor o novo Missal.
Missal Romano
Na liturgia da Igreja, o Missal Romano é o segundo livro litúrgico mais importante. Nele, estão as orações e orientações para as celebrações eucarísticas. O Evangeliário, que traz os textos do Evangelho, é o livro mais importante nos ritos da Igreja.
A tradução brasileira desta terceira edição do Missal Romano levou 19 anos de trabalho. A jornada começou após a promulgação, em 2002, pelo Papa João Paulo II, da nova edição típica. Desde então, foram anos de intenso trabalho de tradução, revisão e aprovação do conteúdo do Missal, coordenados pela Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel).
A terceira edição típica do Missal Romano foi aprovada pelos bispos na 59ª Assembleia Geral da CNBB e encaminhada ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em dezembro de 2022. A confirmação da Santa Sé foi publicada no dia 17 de março deste ano.