Clero reflete sobre a bíblia com o padre Johan Konings

Publicado em: 2 agosto 2017

Na manhã do dia 01 de agosto, no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Arcos, o clero esteve reunidos para escutar e refletir com a palestra do professor, escritor e biblista, padre Johan Konings.

Durante seu discurso, padre Konings afirma que, atualmente, a Bíblia está mais perto do povo, embora o inverso não seja igualmente verdadeiro. O livro está mais perto do povo pela facilidade que hoje se tem em adquirir uma bíblia, seja ela em espécie ou à acessibilidade direta às pessoas. Apesar disso, convivemos com uma profunda superficialidade. Ela impede uma leitura mais profunda que é fruto de uma convivência maior com o texto sagrado. Outro risco que se percebe, atualmente, é o risco de instrumentalizar a Palavra de Deus, para finalidades duvidosas. Parece que muitos veem a Bíblia como um bom negócio. Padre Konings afirma que “devemos devolver a Bíblia ao povo”. Nesse sentido, precisamos recuperar a idéia da “Vulgata”. A Igreja Católica já tem uma grande riqueza, que são os círculos bíblicos e a própria liturgia dominical. Em três anos a Igreja percorre toda a Bíblia usando, para isso, os textos propostos pela liturgia.

Após, a palestra do padre a reunião do clero deu continuidade com os assuntos rotineiros a serem discutidos, como as transferências dos padres que deveram ser realizadas em até outubro deste ano.

Dia do padre

No próximo dia 04 de agosto, comemora-se o dia do padre. O clero realizou uma confraternização na segunda, 31 de julho, no espaço de lazer Águas do Paraíso, em Arcos, onde estiveram reunidos para agradecer, louvar e um bate papo entre amigos.