Cerimônia especial marca o centenário da Diocese de Luz
A festa iniciou bem cedo, às 06h00 da manhã, com a alvorada festiva das paróquias da Diocese.
Em Luz, as caravanas eram acolhidas pelos grupos e movimentos. Além de ônibus, vans e carros uma Motoromaria saindo da Paróquia São Judas Tadeu, de Formiga se juntou com outros da cidade de Lagoa de Prata e seguiram rumo à Luz.
Ao chegar, os visitantes eram recepcionados com um bom cafezinho e ao som das bandas liras e bandas da região.
Às 10h00, a multidão celebrou a solenidade dos 100 anos com a Santa Missa, que foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’ Aniello e concelebrada pelo bispo da Diocese de Luz, Dom José Aristeu e dos 21 bispos da diversas dioceses do Brasil, diáconos e seminaristas.
A missa foi animada pelo Coral 100 Vozes, formado por pessoas dos diversos corais das paróquias da diocese.
Na abertura, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz, padre Orlando Ferreira, fez a leitura do texto da indulgência plenária, enviada pelo Papa Francisco.
Dom José Aristeu durante seu discurso, saudou a todos, falou da alegria de celebrar o centenário e da caminhada de uma Igreja jubilar. Viemos hoje louvar, pela graça de evangelizar, graças sobre graças, temos tanto pra louvar. Tantas mãos que uniram para orar e trabalhar, e bela e rica herança a nos deixar. 100 anos são passados, quanta história, quanta lida, e hoje, aqui estamos a ofertar, das nossas vidas para um novo centenário a começar, explanou Dom Aristeu.
Dom Giovanni D’ Aniello, também falou aos presentes, o representante do Papa, disse que devemos ter Cristo como luz, porque Ele quem faz com que a gente possamos trabalharmos juntos. Cristo nos dá coragem para desafiar o mundo, para desafiar as incompreensões, e de nos ajudar nas dificuldades. Ele quem faz com que verdadeiramente as pessoas, mesmo sendo diferentes possam colaborar, amar e caminhar juntos, disse o Núncio.
Durante o ofertório, centenas de crianças entraram levando placas com os anos da Diocese. Durante a entrada delas, uma chuva de pétalas foi jogada sobre a assembleia.
No final, o Núncio, juntamente, com os demais bispos deram a benção ao povo.
Após, a celebração, houve um almoço festivo e show com o Trio Ir ao Povo, que animou o público.
A comissão divulgou que cerca de 8 mil pessoas estiveram participando da festa do centenário.