Início » Centro Cultural Missionário oferece dois cursos on-line: “Fontes Bíblicas da Missão” e “Formação para a Missão”

Estão abertas as inscrições para dois cursos on-line oferecidos pelo Centro Cultural Missionário (CCM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com o novo formato, padres, diáconos, religiosas e religiosos, seminaristas e agentes de pastoral de todo o Brasil poderão aprimorar sobre as Fontes Bíblicas da Missão e a Formação para a Missão. As duas formações ocorrem neste mês de abril.

Em carta de divulgação dos cursos, o bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Odeli Magri, que também é vice presidente do CCM, recordou que a formação missionária está entre as prioridades do Programa Missionário Nacional e que é “urgente e necessária”.

“Até o início de 2020, os cursos eram presenciais. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus fez-se necessário buscar outros caminhos para que a formação missionária chegasse às dioceses, paróquias e comunidades mais distantes. Assim, o Centro Cultural Missionário passa a oferecer cursos de formação online”, afirmou dom Odelir no texto que também é assinado pelo diretor do CCM, padre Djalma Antônio da Silva.

Formação para a missão

O curso “Formação para a missão” será realizado de 19 a 22 de abril, com aulas de 19h30 a 21h30. O curso pretende oferecer aos participantes um bom conhecimento do Programa Missionário Nacional 2019-2023 e uma reflexão sobre seus conteúdos. Consequentemente, quer favorecer o crescimento de sua consciência missionária, motivá-los a serem agentes ativos no processo de conversão pastoral e a concretizar o Programa nos ambientes de sua atuação. Visa a contribuir para que a missão se torne parte integrante da vida do cristão católico e dos organismos eclesiais.

O público-alvo da formação são cristãos leigos e leigas em geral, agentes de pastoral, membros de grupos, pastorais e movimentos, participantes dos Conselhos Missionários (COMIRE, COMIDI, COMIPA, COMISE) e das Pontifícias Obras Missionárias (POM), seminaristas, consagrados, ministros ordenados, membros de Congregações religiosas, institutos e novas comunidades.

Fontes Bíblicas da Missão

De 26 a 30 de abril, também no horário de 19h30 a 21h30, o curso destaca a importância de fazer crescer “uma religiosa e assídua familiaridade com as Sagradas Escrituras” (Carta apostólica, Aperuit illis, 15) e abrir os corações “para fazer da Palavra alimento que, entrando pela mente, toque o coração, nutra o espírito, transforme a vida e seja critério da experiência comunitária e da ação missionária” (DGAE 2019-2023, 148). O curso Fontes Bíblicas da Missão visa, assim, proporcionar aos participantes uma visão sintética e global da missionariedade no Antigo e Novo Testamentos.

Segundo o CCM, a formação quer favorecer a compreensão das causas da falta de impulso missionário no Antigo Testamento como também as tendências –- particularista e universalista –- em relação à missão. “Pretende ajudar os participantes a perceber que o Novo Testamento apresenta uma variedade de teologias da missão e demonstrar as características da missão em cada um dos evangelistas. Quer mostrar a importância do Apóstolo Paulo na expansão do cristianismo, através da apresentação de seu método missionário”, explica a ementa.

É voltado para cristãos leigos e leigas em geral, agentes de pastoral, membros de grupos, pastorais e movimentos, participantes dos Conselhos Missionários (COMIRE, COMIDI, COMIPA, COMISE) e das Pontifícias Obras Missionárias (POM), seminaristas, consagrados, ministros ordenados, membros de Congregações, institutos e novas comunidades.

FONTE: CNBB