Celebrações da Festa de Nossa Senhora do Carmo são iniciadas no país

Início » Celebrações da Festa de Nossa Senhora do Carmo são iniciadas no país

Neste ano, Festa de Nossa Senhora do Carmo marca a comemoração dos 300 anos da ereção canônica da Província Carmelitana de Santo Elias

Da redação, com Província Carmelitana de Santo Elias

/ Foto: PCSE

As celebrações da Festa de Nossa Senhora do Carmo acontecem desde o dia 7 de julho até a próxima quinta-feira, 16. A ocasião marca também a comemoração dos 300 anos da ereção canônica da Província Carmelitana de Santo Elias (PCSE), que testemunha, há três séculos, a jovialidade e a vitalidade do Carmelo. Dentro das comemorações, há missas, novenário, quermesse drive-thru e transmissões on-line nas mais diversas comunidades carmelitanas que compõem a Província nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Tocantins e Rio Grande do Sul.

Diocese de Luz

Na Diocese de Luz duas paróquias levam o nome da Santa: Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Arcos e Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Pains. Nas duas paróquias já estão sendo realizadas a novena de Nossa Senhora do Carmo, e no dia dela, 16 de julho, haverá celebrações Eucarísticas em Ação de Graça à padroeira.

Arcos

Em Arcos, a Paróquia foi criada em 04 de junho de 1859, tendo como bispo Dom Viçoso, na época ainda era Diocese de Mariana/MG.

Nossa Senhora do Carmo, em Arcos, também é a padroeira do município.

Pains

Em 31 de outubro, de 1925, o Bispo da Diocese do Aterrado, Dom Manoel Nunes Coelho, assinava o decreto nº 18, pág. 09 V, que decretava a criação da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Pains. Mandou, também, que o decreto fosse lido à Missa da Matriz de São Vicente de Férrer, em Formiga, e na nova Matriz, que então surgia, tendo como Padroeira e titular Nossa Senhora do Carmo, “cuja festa se celebrará anualmente com todo esplendor”. Assinado por Dom Manoel, o documento foi lavrado pelo secretário do bispado, Monsenhor Vicente de Mendonça.

Iniciada em 1858, a história da Igreja, em Pains, contou com a participação de mais de 40 padres.