Catequistas de Bom Despacho relatam a experiência de uma nova forma de catequizar

Publicado em: 9 julho 2020

Catequista em missão: a evangelização não pode parar!

A pandemia do coronavírus mudou nossas vidas, nesses dias de isolamento tão necessário. Estamos vivendo um tempo novo, no qual ninguém está preparado para ele, modificou nossa rotina, restringiu as atividades sociais, assim também como nossa participação na comunidade e pastorais da paróquia.

Neste momento é necessário se reinventar, a evangelização não pode parar. Os meios de comunicação são fortes aliados neste tempo que vivemos. A chama do Amor de Deus deve ser mantida nos corações dos nossos catequizandos, despertar as famílias para o compromisso da Igreja doméstica é essencial.

Tivemos uma experiência de catequese através do aplicativo WhatsApp, um grupo formado por catequizandos e familiares da turma da Crisma.

Propomos uma catequese em família, nós como os catequistas fizemos as orientações, que teria o seguinte prosseguimento: Oração, reflexão e partilha. Indicamos à leitura da parábola do Filho Pródigo, contida no Evangelho de Lucas, capítulo 15, versículo de 11 a 32, uma passagem linda do amor do perdão, e a oração do santo terço. A leitura seria compartilhada em família e também as orações. Esta experiência seria então registrada por fotos ou pequenos vídeos.

Nossa alegria foi imensa, quando as fotos foram chegando… O retorno dessa catequese encheu nossos corações de satisfação e também nos aguçou a necessidade de inovar e sermos resilientes na fé e na missão de evangelizar.  Após termos recebido os registros, fechamos este encontro com uma belíssima história: A fita amarela. Que traz a lição da reconciliação e do perdão, pois “quem muito perdoa, muito ama”.

Precisamos construir um mundo mais humano e fraterno, a luz de Cristo nos guia nessa caminhada, nossa evangelização deve ser permanente como colaboradores do Evangelho.

Catequistas: Gislene e Marcelo

Paróquia São Vicente de Paulo – Bom Despacho/MG