Catedral Diocesana é palco da Abertura do Ano Vocacional

Início » Catedral Diocesana é palco da Abertura do Ano Vocacional

Sacerdotes, seminaristas e fiéis leigos representantes de todas as paróquias da Diocese de Luz participaram, no último domingo, 20 de novembro, da Abertura Oficial do Ano Vocacional, em nível diocesano. A solene celebração diocesana foi realizada às 09h30, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Luz, sob a presidência do bispo diocesano, Dom José Aristeu Vieira.

Em sua homilia, Dom José Aristeu reforçou, “Desejo que trabalhemos com criatividade, dedicação, coerência e humildade na execução do nosso Projeto “Vocação, graça e missão”, para que ele seja um verdadeiro presente a Jesus Cristo, Rei do Universo, e um grande serviço ao seu Reinado”.

Segundo o reitor do Seminário Diocesano e coordenador dos trabalhos do Ano Vocacional, Padre Marcos Tiago, a temática vocacional deve ser trabalhada de forma a promover uma cultura da vocação. “Não existem comunidades sem vocação ou vocações sem comunidades. Deus continua chamando, resta-nos trabalhar nossa sensibilidade vocacional para perceber os dons presentes na comunidade eclesial, criar boas condições para que a voz de Deus seja ouvida”.

Todas as paróquias presentes na celebração receberam uma Capelinha com o ícone dos discípulos de Emaús, remetendo ao lema do Ano Vocacional, que tem por objetivo recordar as comunidades paroquiais acerca da missão vocacional, lembrando que toda ação evangelizadora deve ter uma perspectiva vocacional.

Ao final da celebração foi apresentado o Projeto de Vivência do Ano Vocacional, intitulado “Vocação, graça e missão”. A iniciativa coordenada pela Equipe Diocesana de Serviço de Animação do Ano Vocacional pretende articular todas as forças vivas da Diocese de Luz, no decorrer do Ano Vocacional, especialmente os grupos ligados aos eixos família, catequese e juventudes.

O Ano Vocacional teve seu início na Solenidade de Cristo Rei e segue até o final do ano litúrgico em 2023.