Bispos de Minas Gerais e Espírito Santo iniciam Visita AD Limina Apostolorum em Roma

Publicado em: 17 outubro 2022
Halph Carvalho

Os bispos de Minas Gerais e Espírito Santo iniciaram, nesta segunda-feira (17), a Visita Ad Limina Apostolorum em Roma, na Itália. Para dar início às atividades, às 7h30, uma santa missa, celebrada na Basílica Papal de Santa Maria Maior e presidida por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Mariana, reuniu a comitiva de 31 bispos dos Regionais Leste 2 e Leste 3.

Na primeira reunião do dia, os bispos foram recebidos pelo prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Michael Czerny. Com a relatoria de Dom Vicente de Paula Ferreira e apresentação de Dom José Carlos de Souza Campos, foram apresentados os impactos causados pelo processo minerário, em Minas Gerais e Espírito Santo. Também foram destacadas as ações do Grupo de Trabalho em Ecologia Integral e Mineração, constituído em 2020, que assessora as Dioceses e Províncias Eclesiásticas.

No Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, com a relatoria de Dom Paulo Mendes Peixoto e apresentação de Dom Dario Campos, foram comentadas as atribuições do Supremo Tribunal que julga reclamações de nulidade e outros processos. Os bispos também visitaram a Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, que teve a relatoria de Dom Messias dos Reis Silveira e a apresentação de Dom Geovane Luís da Silva.

A Visita Ad Limina Apostolorum acontece até o próximo dia 26 de outubro. Além de encontro com o Papa Francisco, na quinta-feira (20), outras secretarias e dicastérios que integram a Cúria Romana serão visitados. Celebrações eucarísticas nos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo também marcam a agenda pastoral, que reúne uma comitiva de 31 bispos.

Créditos: Cnbb Leste 2

Compartilhe com seus amigos: