Assembleia Regional reúne bispos e coordenadores de pastoral

Publicado em: 7 junho 2018
Bernadete Seixas

Dom Aristeu e padre Patriky Samuel participaram do encontro


De 4 a 7 de junho, foi realizado em Caeté (MG), a assembleia anual do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2. Em conjunto com esse encontro também aconteceu o encontro regional dos coordenadores de Pastoral. O encontro foi na Casa de Retiro Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, de propriedade do Instituto São Luis da Congregação das Irmãs Auxiliadoras de Nossa Senhora da Piedade.

O bispo da Diocese de Luz, Dom José Aristeu e o coordenador de Pastoral, padre Patriky Samuel participaram do encontro.

Programação


Dom Vicente de Paula Ferreira, bispo auxiliar de Belo Horizonte, foi o palestrante da terça-feira, e refletiu o seguinte tema: “Igreja em saída em ano de eleições”. A tarde, os bispos e coordenadores ouviram o Dr. José Antônio que prosseguiu refletindo sobre o seguinte questionamento: “quais as crises do sistema eleitoral? A ficha limpa não funciona? Vícios do sistema eleitoral”.

Na quarta-feira, 6 de junho, os participantes acompanham sobre a liturgia tendo como cenário as Igrejas Particulares do Regional Leste 2 e os bispos, na parte da tarde, as reuniões reservadas foram para tratarem os temas relacionados ao trabalho do conselho pastoral.

Na quinta-feira, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, houve a celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo de Uberaba (MG), Dom Paulo Mendes Peixoto, e os concelebrantes, o bispo da Diocese de Divinópolis, Dom José Carlos de Souza Campos, e o bispo da Diocese de Colatina, Dom Joaquim Wladimir Lopes.

Santuário

Segundo informações do site oficial, desde 13 de maio de 2010, o santuário está vinculado espiritualmente à Basílica de Santa Maria Maior em Roma.

Em 2017, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade completou 250 anos. Uma data importante que reuniu o povo de Deus em grandes celebrações.
É o lugar de peregrinação dos pobres e devotos.

Fonte: Diocese de Guaxupé

Compartilhe com seus amigos: