Assembleia Legislativa homenageia, em Plenário, os 100 anos da Diocese de Luz

Início » Assembleia Legislativa homenageia, em Plenário, os 100 anos da Diocese de Luz

A Assembleia Legislativa celebrou, em Reunião Especial de Plenário na noite de segunda- feira, 09 de abril, o Centenário da Diocese de Luz. A solenidade atendeu a requerimento do deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB).

A solenidade contou com a presença de autoridades da Diocese de Luz e da Assembleia, clero, seminaristas e leigos. A mesa foi composta por: Aluízio Quintão (presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais), Aldair Paula Duarte (vice-presidente da Câmara Municipal de Luz), Pedro Bernardes (vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), Dalmo Ribeiro Silva (2°- vice-presidente da ALMG – PSDB/MG), Dom José Aristeu Vieira (bispo diocesano de Luz), Fabiano Tolentino (deputado estadual PPS/MG), Antonio Carlos Arantes (deputado estadual PSDB/MG), Angelo Oswaldo (secretário de Estado de Cultura), Ailton Duarte (prefeito de Luz), Geraldo Vieira Gusmão (bispo emérito de Porto Nacional – Tocantins), Wagner Colombarolli (presidente emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

Durante sua fala, o deputado Antônio Carlos Arantes, ressaltou: “Quando temos uma diocese como a de Luz completando 100 anos de trabalho pela vida, nenhum de nós tem dúvida da enorme importância dessa data”.

O historiador de Luz, Íacones Batista Vargas, falou em nome da Diocese, agradeceu à ALMG, e ao deputado Antônio Carlos. Durante sua apresentação, o historiador citou as riquezas e a importância de alguns municípios que estão dentro do território diocesano para com o Estado de Minas Gerais. Iácones ainda lembrou os “filhos da terra” que já fizeram e fazem história junto à Assembleia Legislativa.

Na Reunião Especial de Plenário, o deputado Antônio Carlos Arantes, entregou uma placa comemorativa ao bispo diocesano Dom José Aristeu. Também participaram da solenidade os deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Fabiano Tolentino (PPS).

O evento ocorreu no Plenário Presidente Juscelino Kubitschek – Palácio da Inconfidência – ALMG – Rua Rodrigues Caldas, nº 30 – Bairro Santo Agostinho – Belo Horizonte.

A Placa

Em 1918 foi fundada a Diocese de Luz uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana. Com a nobre tarefa de fazer da religião um instrumento essencial para o aperfeiçoamento do ser humano e a harmonia da sociedade, a instituição tem, há um século, influenciado no Centro-Oeste de Minas Gerais com amor, dedicação e amparo aos mais necessitados.

Ao reconhecer a importância da Diocese de Luz para o Estado e para o País, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais presta à entidade esta justa homenagem pelos 100 anos de sua criação.

Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Belo Horizonte, 09 de abril de 2018.

Deputado Adalclever Lopes

A Diocese

A Diocese de Luz foi criada em 1918 como Diocese do Aterrado, em virtude do antigo nome do povoado Nossa Senhora da Luz do Aterrado. A partir de 1960, passou a ter a denominação atual.

Estão sob jurisdição da diocese 32 municípios, a maioria da Região Centro-Oeste do Estado.

Texto: ALMG e Pascom Diocese de Luz

Fotos: Luiz Santana/ALMG