Assembleia do Regional Leste 2 da CNBB: segundo dia de reflexões

Publicado em: 10 novembro 2016
Bernadete Seixas

Na quarta-feira, dia 9 de novembro, durante o segundo dia de reflexões da Assembleia do Regional de Pastoral do Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bisos do Brasil, realizada na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte, o padre Antonio Tatagiba, vigário geral da diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES), assessorou a apresentação do tema central do encontro, aExortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco.

Padre Tatagiba destacou pontos importantes da exortação do Papa que trata, principalmente, do amor na família: “a realidade é mais importante que a ideia. Temos a visão ideal do que deveria ser a família, mas existem muitos modelos e precisamos evitar que a ideia esteja separada da realidade. O caminho sinodal é importante para analisar a situação das famílias, alargar perspectivas e reavivar a consciência sobre a sua importância”

Logo após a exposição de padre Antonio, arcebispos, bispos, padres e leigos das 32 arquidioceses e dioceses de Minas Gerais e do Espírito Santo se reuniram em grupos, separados por Províncias Eclesiásticas, para refletir sobre o tema central. Foram propostos os seguintes questionamentos: como o planejamento pastoral, inclusive a Pastoral Familiar, tem levado em consideração o critério “de que o tempo é superior ao espaço”; como a Carta Apostólica Mitis Ludex Dominus Lesus, na forma de Motu Próprio, está sendo colocada em prática e como está, na sua realidade, o processo de a paróquia ser um rede de “comunidade de comunidades’?.

No período da tarde será realizada nova plenária com o padre Antonio Tatagiba e reuniões de grupos. Ainda nesta quarta-feira, às 19h30, os participantes da Assembleia se reúnem no Santuário da Saúde e da Paz, no bairro Padre Eustáquio, onde irão passar pela Porta Santa. Logo em seguida, haverá Missa presidida por dom Luiz Mancilha, arcebispo de Vitória, concelebrada pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo e por dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora.

Diocese de Luz

O bispo Dom José Aristeu, o coordenador de pastoral, padre Patriky Samuel, o representante dos presbíteros, padre Cássio Vieira, e o leigo Pierre encontram-se presentes na Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2, representando a Diocese de Luz.

Notícia e depoimentos dos participantes da Assembleia do Regional Leste 2 da CNBB por meio da página no Facebook: www.facebook.com/Arquidiocese.de.BH.

 

Compartilhe com seus amigos: