Arcos celebra tradicional festa de Nossa Senhora do Rosário

Publicado em: 27 outubro 2021
Halph Carvalho

Os congadeiros e devotos de Nossa Senhora do Rosário celebraram, em Arcos, entre 30 de setembro e 10 de outubro, grandes dias de festa em louvor à Mãe do Rosário.

A festa da Paróquia Nossa Senhora do Rosário iniciou com a novena em honra à padroeira, que aconteceu de 30 de setembro a 08 de outubro. Todos os dias rezava-se o Santo Terço, a Novena e a celebração da Santa Missa, às 19h30, na Matriz do Rosário, com a presença do pároco, padre Keroll Reis de Paula e a visita de outros sacerdotes, como o padre Igor Valadão e o padre Carlos César.

No dia 07 de outubro, memória universal de Nossa Senhora do Rosário, houve a apresentação do novo grupo de Congado, Catopé Rosário de Maria e Marinheiros de Nossa Senhora.

Nos dias 09 e 10 de outubro, culminância das festividades em louvor a Nossa Senhora do Rosário, os grupos de Congado fizeram seus cortejos e emocionaram todo o povo da cidade com suas músicas e danças.

No domingo, 10 de outubro, foi realizada a Santa Missa de encerramento, às 15h, na Casa de Cultura de Arcos, seguida de procissão até a Matriz do Rosário, com o descimento dos mastros e a passagem das coroas.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário, marcada pela religiosidade e a cultura popular, só é possível graças à ajuda de muitas mãos: o pároco padre Keroll Reis, a Associação dos Congadeiros, todos os ternos da cidade e também os visitantes, os conselhos da Paróquia, o poder público, os voluntários que ajudam nos cafés e almoço, rei e rainha, os benfeitores, devotos e todos os paroquianos.