Ambiente virtual também é lugar de encontro de catequese

Publicado em: 5 maio 2020

Encontros da Catequese não presenciais, com as crianças?

Vamos manter, com ajuda das redes sociais, o contato com nosso grupo de catequistas, catequizandos e famílias. Cuidar para que a catequese continue sendo lugar de encontro, onde juntos possamos partilhar a Palavra, a Vida.

Converse com seu grupo de catequizandos sobre as propostas e vejam as possibilidades para manter o grupo integrado.

Convide sua turma da catequese para o encontro semanal. Cada catequista possui o contato dos pais e/ou das crianças, assim é possível conversar, usar recursos como pequenos vídeos, músicas, reflexões… enviando no grupo do whatsapp, ou outras redes sociais…. e assim manter o laço afetivo e relacional com a turma e famílias. Manter a turma animada e o espírito do grupo forte para com esperança e ações cuidadosas vivenciar esse tempo de reclusão é importante.

Veja qual a melhor forma de se encontrar com o seu grupo. A sugestão é um Encontro breve, o tempo suficiente para propor a reflexão, ouvir o grupo e claro, promover um momento orante belo e interativo, incentivando ações para serem vivenciadas em família e com os amigos por meio também das redes sociais ou em casa.

SUGESTÕES…..

– Cuide da turma, mantenha contato durante a semana, um carinho por meio de uma mensagem ou procurando saber como estão, ….

– Há possibilidade de enviar algum dos materiais que serão propostos diretamente para a turma (se houver o grupo só com as crianças), ou para as famílias.

– O encontro pode ser no mesmo dia e horário da catequese, com a turma e durante o tempo combinado vão interagindo com a orientação do catequista.

– Outra possibilidade é enviar anteriormente o material(música, vídeo, história…)  e no dia e horário do encontro, cada criança expressa sua opinião sobre o mesmo por meio de mensagem escrita,  áudio ou vídeo.

– Cada catequista, com a criatividade, vai adaptando as sugestões.

– Essencial selecionar o pequeno texto bíblico para partilhar a Mensagem cristã que será refletida, preparando cuidadosa e carinhosamente os pequenos momentos de oração. 

CURTA-METRAGENS – Pequenos vídeos, Grandes mensagens: “O Cinema é um importante meio de experimentar a beleza”.  Encantam, divertem… com beleza, delicadeza e animação promovem a reflexão da mensagem cristã, dos valores, atitudes tão importantes de serem vivenciadas.

Além de promover uma divertida aventura, provoca boas reflexões com as crianças e famílias. Ajudam na compreensão da proposta de Jesus: amar, cuidar, servir, promover a vida em seus pequenos gestos cotidianos… Conduzem ao Mistério.

Enviar o link ou o vídeo para que cada criança assista e expresse sua opinião sobre o mesmo.

Click no nome do vídeo e você será direcionado para a exibição do vídeo:

A Ponte 

Sr. Indiferença

Pedra, papel e tesoura

Monsterbox

Coisas de Pássaros

Lou 

O Cachorrinho e a ave

O presente 

Sentimentário

Cidade Colorida

Herói Anônimo

Cordas 

História da Páscoa 

Neto e a Avó

 

Confira também:

Encontro catequético com crianças: Somos pessoas que cuidam

 

Ana Angélica Ribeiro

Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança – Arquidiocese de Belo Horizonte-MG

Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 da CNBB

Compartilhe com seus amigos: