Setembro é o Mês da Visibilidade da Comunidade Surda, tempo especial para recordar, valorizar e dar voz à cultura, à fé e à luta das pessoas surdas.
No contexto dessa celebração, foi realizada a primeira Romaria da Pastoral do Surdo da Diocese de Luz, com participação na 45ª Romaria Nacional da Pastoral dos Surdos, em Aparecida/SP, nos dias 19, 20 e 21 de setembro.
A Diocese de Luz esteve representada por 15 surdos e 20 ouvintes, entre eles o assessor diocesano, diácono Vicente Henrique, intérpretes e familiares.
No dia 20, pela manhã, ocorreu o encontro da Pastoral, que contou com palestras sobre Monsenhor Vicente Penido Burnier, o primeiro padre surdo do Brasil; reflexões e catequese sobre o significado da romaria; um breve histórico da vida de São Francisco de Sales, padroeiro dos surdos; além da presença especial do Padre Wilson Czaia, sacerdote surdo brasileiro que testemunha com sua vida a força da fé e da inclusão na Igreja.
Segundo o coordenador surdo da Pastoral, Ângelo, o encontro foi um momento de profunda comunhão, memória e gratidão pela vida e pela história de Monsenhor Vicente, que tanto fez em favor das pessoas surdas no Brasil, sendo pioneiro na criação e no incentivo à Pastoral.
“Que Deus abençoe as mãos e a vida de cada surdo, intérprete e colaborador de nossa Diocese. E que a Mãe Aparecida zele sempre por uma Igreja cada vez mais acessível e inclusiva.”