Missa festiva marca 10 anos do Episcopado de Dom Aristeu

O povo de Deus da Diocese de Luz esteve reunido em celebração festiva no dia 07 de junho, às 09h30, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Luz, em Luz, para render graças pelos 10 anos de Episcopado de Dom José Aristeu Vieira.

A solene celebração foi presidida por Dom José Aristeu, que contou com a presença amiga de Dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina e Dom Geraldo Vieira Gusmão, bispo emérito da Diocese de Porto Nacional/TO; o pastor da arquidiocese mãe de Dom Aristeu e o formador de Dom Aristeu, respectivamente. Marcaram presença na celebração o Clero da Diocese de Luz, representantes do Clero da Arquidiocese de Diamantina, familiares de Dom Aristeu, diáconos, religiosos e religiosas, consagradas, seminaristas e grande número de fiéis do povo de Luz e de toda a Diocese.

Em sua homilia, Dom José Aristeu, registrou seu grande sentimento de gratidão por tudo que viveu nos últimos anos. “A graça de Deus gerou em todos nós aprendizado e crescimento. Foi a proteção de Nossa Senhora, São José e São Rafael que me conduziu. Nossas vidas, sob o cuidado de Deus, são tecidas pelas decisões que tomamos e pelas oportunidades que ELE próprio nos oferece, como o SIM que dei ao ministério episcopal’, Reforça o bispo Aristeu.

No momento das homenagens, Dom Darci foi agraciado com a Medalha comemorativa dos 100 anos da Diocese de Luz, entregue ao prelado pelo historiador luzense, Iácones Batista Vargas, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

O prefeito de Luz, Ailton Duarte também teve a palavra e fez suas homenagens a Dom Aristeu, trazendo os cumprimentos de todo o povo de Luz. Ainda nos agradecimentos, Monsenhor Geraldo das Graças Borges, amigo de Dom Aristeu e membro do Clero da Arquidiocese de Diamantina trouxe o abraço do presbitério da Arquidiocese mãe de Dom Aristeu.

Para encerrar o solene momento de ação de graças, Padre Patrick Samuel Batista, em nome do presbitério da Diocese de Luz, também homenageou Dom Aristeu, destacando sua presença simples, sorridente, terna e pacífica no meio do povo. “Em uma década de serviço episcopal, Dom Aristeu ofereceu um sim generoso, fecundo e incondicional, entregando-se sem reserva ao povo da Diocese de Luz. Nosso bispo, que é uma manifestação da misericórdia e do amor de Deus em nossas terras, nunca anda sozinho, mas sempre carrega consigo o povo, o clero, as alegrias e as lutas da comunidade diocesana”.  Reforça padre Patrick.

Em clima de confraternização, os presentes foram convidados, ao final da Santa Missa, a celebrarem esse momento de gratidão, fé e esperança com um delicioso almoço servido no Salão Diocesano.