Missionários da XXI Romaria das Águas participam da Missa de Envio

No domingo, 09 de setembro, na Igreja Matriz da Paróquia de São Francisco de Assis, em Lagoa da Prata, houve a Missa de Envio dos Missionários da XXI Romaria das Águas.

A Santa Missa foi presidia pelo bispo Dom José Aristeu e concelebrada pelo coordenado de Pastoral, padre Patriky Samuel, pelo pároco padre Joel Bernardes Macedo e o Frei Gilvander.

Durante a semana os missionários farão as visitas nas residências, escolas,instituições e casas de recuperação, em Lagoa da Prata. Durante as noites estarão em todas Comunidades da paróquia trabalhando o encontro preparatório da Romaria.

Neste ano, a Diocese de Luz sediará a XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais. O grande evento será no dia 16 de setembro, na Paróquia São Francisco de Assis, em Lagoa da Prata.

Fotos

Romaria das Águas e da Terra

Há 20 anos as Romarias das Águas de da Terra são promovidas nas dioceses de Minas Gerais, neste ano de 2018 será a primeira vez na Diocese de Luz, na cidade de Lagoa da Prata.

As Romarias é uma iniciativa da Comissão da Pastoral da Terra – CPT. Elas são tradicionais, têm um caráter ecumênico e ainda mais macro-ecumênico, incorporando ritos e símbolos de outras religiões ao universo católico. As Romarias da Terra valorizam o religioso, e não falham na sua contribuição profética. Nelas se busca mais que confortar o coração, se busca a transformação da sociedade, a construção do Reino de Deus.

As Romarias da Terra tem como foco o coletivo e a realidade do povo. “A romaria contribui para transformar a mística e a espiritualidade em gesto e compromisso concretos”.

A CPT realiza Romarias da Terra desde 1978. As primeiras se deram no Rio Grande do Sul e em Bom Jesus da Lapa, Bahia. Há grande diversidade de Romarias, tanto pela periodicidade com que são realizadas, quanto aos locais.