Início » Seminários da Diocese de Luz tem nova equipe formativa e posse presidia por Dom Aristeu

Na sexta- feira, 13, na parte da tarde, houve a posse da nova equipe formativa do Seminário Diocesano Nossa Senhora da Luz, de Belo Horizonte. O Ato litúrgico foi realizado na Capela da Casa dos Seminaristas de Luz, na capital mineira e contou com a presença do bispo diocesano,  Dom Jose Aristeu Vieira, do vigário geral padre Antônio Campos Pereira e dos padres Fábio Costa, João Alisson do Carmo, Cristiano Leal e do padre Marcos Tiago da Silva, bem como dos seminaristas da Teologia e Filosofia.

A cerimônia foi presidida por Dom Aristeu que destacou a caminhada formativa do seminário e as propostas da Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis. Dom Aristeu saudou e agradeceu ao padre Fábio Costa pelos nove anos dedicados a formação dos seminaristas da Diocese. Nada foi feito sem um processo maduro de discernimento do padre Fábio, assinalando a importância do trabalho realizado durante seu mandato como reitor na condução do projeto de formação do seminário, comentou o bispo.

Pe. Antônio Campos, antes de proferir a leitura da nomeação, salientou a valiosa contribuição do padre Fábio durante o período de Vacância da Diocese, estendendo também os agradecimentos ao padre Marcos Tiago, “companheiros na caminhada”.

Conforme o quadro das nomeações, fica definida a nova equipe de formação: padre Marcos Tiago da Silva será o novo o reitor do Seminário Diocesano, responsável pelas etapas do Discipulado e Configuração (Filosofia e Teologia) em Belo Horizonte- MG e padre João Alisson do Carmo vice-reitor, responsável pela etapa do Propedêutico em Luz.

Na ocasião, Dom Aristeu nomeou padre Cristiano Caetano Leal como assessor da vida espiritual dos seminaristas. O Bispo explicou que o trabalho do padre Cristiano será em conjunto com reitor, e ajudará os seminaristas na sua vivencia espiritual, no aconselhamento e direcionamento das questões próprias da caminhada vocacional, ele estará presente na casa para que os seminaristas possam viver uma dinâmica espiritual de modo mais efetivo.

Dom Aristeu também lembrou a ampliação da casa dos Seminarista, em Belo Horizonte reforçando a acolhida dos seminaristas da Diocese de Governador Valadares, “Nossa casa está aí para receber os seminaristas de Valadares respondendo ao pedido do Dom Felix que dedicou anos de seu ministério com nossa Igreja de Luz”.

A cerimônia foi concluída com assinatura da Ata e com a benção proferida pelo bispo à nova equipe e a todos os presentes.