3° Bispo de Luz – Dom Eurico dos Santos Veloso celebra 90 anos

Início » 3° Bispo de Luz – Dom Eurico dos Santos Veloso celebra 90 anos

O 3° Bispo da Diocese de Luz, Dom Eurico dos Santos Veloso, celebrou seu aniversário natalício, no dia 13 de abril, completando 90 anos de vida.

À frente do pastoreio diocesano de Luz, no período de 1994 a 2001, Dom Eurico deixou um grande legado administrativo, pastoral e missionário. Sempre à frente de seu tempo, o então bispo diocesano teve um grande papel na organização da Diocese de Luz.

Em sua caminhada pastoral no Oeste de Minas, Dom Eurico dinamizou conselhos, criou paróquias, reformou espaços diocesanos, reorganizou as foranias, articulou as coordenações diocesanas dos movimentos e pastorais, realizou a 1° Assembleia Diocesana de Pastoral e produziu muitos subsídios de formação para as comunidades eclesiais.

Ao completar sua caminhada na Diocese de Luz, em 2001, Dom Eurico foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora, onde esteve à frente do governo pastoral até 2008. Desde 2009, Dom Eurico é arcebispo emérito de Juiz de Fora.

Por todo bem que fez ao povo de Deus, especialmente à Igreja Diocesana de Luz, rendemos graças pela vida do nosso querido bispo Dom Eurico dos Santos Veloso. Louvado seja Deus por todo seu trabalho pastoral na Diocese de Luz. Dedicamos nosso louvor e nosso agradecimento, Dom Eurico, por sua ousadia, coragem e determinação que marcaram a caminhada de evangelização em nossa querida Igreja Centenária de Luz.

Dom Eurico dos Santos Veloso nasceu no dia 13/04/1933, em Sarandira, no município de Juiz de Fora – MG, filho de João Custódio Veloso e Ana Maria Bettarelo Veloso. Foi ordenado padre aos 22/09/1962, por Dom Geraldo Maria de Morais Penido, então Arcebispo de Juiz de Fora. Foi eleito Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Juiz de Fora em 18/03/1987, recebendo a sagração episcopal aos 05/07/1987. Aos 22/05/1991 foi eleito Bispo Coadjutor da Diocese de Luz e tomou posse deste encargo em 31/08/1991. E aos 18/05/1994, tornou-se o 3° Bispo Diocesano de Luz. Aos 29/11/2001, Dom Eurico foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, sua terra natal e berço de sua vocação sacerdotal, vida presbiteral e episcopal, de onde partira para ser bispo de Luz. Foi empossado como 5° Arcebispo, aos 03/02/2002. Desde o dia 28/03/2009, tornou-se Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, onde ainda reside nos dias atuais.

Créditos: Centro de Memória da Diocese de Luz