25 de julho: dia de São Cristóvão e paroquianos promovem festividades

Início » 25 de julho: dia de São Cristóvão e paroquianos promovem festividades

Hoje, quarta-feira, 25 de julho, a Igreja comemora o dia de São Cristóvão, o padroeiro dos viajantes e dos transportadores.


Em muitas paróquias e comunidades da Diocese, no domingo passado, 22, houveram carreatas, missas e festas em honra ao santo.

Na Diocese, uma paróquia leva seu nome: a Paróquia São Cristóvão localizada em Arcos e tem como pároco padre Joel Francisco Silva.

Arcos


Em Arcos, a programação teve início na sexta-feira, 20 de julho. No domingo, houve carreta com a imagem percorrendo as ruas, rumo à Matriz de São Cristóvão e ao final a benção dos veículos.

Hoje, do dia do padroeiro, na paróquia haverá celebração da Santa Missa, às 19h30 e após barraquinhas.

São Cristóvão

São Cristóvão é o padroeiro dos viajantes e dos transportadores. Filho de um rei em Canaã, terra de pagãos, recebeu o nome de Reprobus. Quando cresceu tornou-se um homem muito alto e forte. Por isso, decidiu procurar homens mais fortes do que ele para servi-los. Encontrou um rei poderoso e forte, mas este tinha medo do diabo. Então, Reprobus decidiu servir a outro que dizia ser o próprio satanás. Porém, observou que satanás tinha medo da cruz e de tudo o que dizia respeito a Jesus Cristo.

Por isso, Reprobus resolveu servir ao Senhor Jesus. Um monge catequizou-o na fé cristã e Reprobus foi batizado. Decidiu morar à margem de um rio muito perigoso para fazer a travessia de pessoas, as quais levava em seus ombros. Certo dia transportou um menino que ficava cada vez mais pesado à medida que Reprobus o levava.

Reprobus sentia estar levando todo o peso do mundo em seus ombros. Ao final da travessia, o menino revelou ser o próprio Jesus, que confirmou-lhe a fé e a missão humilde de atravessar pessoas no rio perigoso. Daí o nome “Cristóvão”, que significa: “Aquele que carrega Cristo”. A partir de então, São Cristóvão via em todos os que atravessava a pessoa de Jesus. O amor com que São Cristóvão passou a exercer seu humilde serviço converteu a muitos na região. Por isso, ele foi preso. Não renegando sua fé, foi martirizado. Porém, São Cristóvão se tornou um dos santos mais conhecidos em todo o mundo. Vamos conhecer sua imagem.