22 de março: dia mundial da água

Início » 22 de março: dia mundial da água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU, em 1992, através de uma resolução determinando o dia 22 de março como a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população mundial sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência dos ecossistemas do planeta.

Para isso, em cada ano, o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida. Neste ano, o tema do Dia Mundial da Água 2017 é “Águas Residuais”, popularmente chamadas de esgoto.

A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural e como utilizá-lo com cuidado é uma das principais metas do Dia Mundial da Água.

A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente 70% de água, menos de 1% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.

Em 1992, 25 anos atrás, além de instituir o Dia Mundial da Água, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:

A água faz parte do patrimônio do planeta;

A água é a seiva do nosso planeta;

Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

A utilização da água implica respeito à lei;

A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Dom Félix

Fonte: Portal Diocese de Governador Valadares