21 de junho: Dia do Seminarista
O dia 21 de junho é o dia do seminarista. Neste dia de São Luiz Gonzaga, o protetor dos jovens e dos estudantes também comemoramos o período do processo de formação inicial dos sacerdotes que se dá de uma forma bem específica.
A vida do seminarista perpassa por quatro dimensões: espiritual, pastoral, intelectual e humana. Estes aspectos se desdobram no dia a dia por diversas atividades que tem o objetivo de realizar esta formação na prática.
As diversas atividades são as orações da liturgia das horas, a missa diária, os estudos nas faculdades de filosofia e teologia, a atividade esportiva semanal, as refeições em comum, os ensaios do coral, a direção espiritual, as formações especificas, a disciplina regrada pelos prefeitos, as atividades pastorais nas paróquias aos fins de semana, etc.
São muitas as atividades e responsabilidades assumidas ao longo da formação no seminário, e em todas, o que se registra é a alegria de viver a vocação sacerdotal neste estágio inicial tão bem cuidado pela Santa Igreja.
Diocese de Luz
Na Diocese de Luz, há um seminário com três cursos ofertados: o Propeudêntico ( Luz) e Teologia e Filosofia ( Belo Horizonte). Atualmente, o Seminário Nossa Senhora da Luz conta co 12 seminaristas, sendo 05 estudando no Propedêutico, 05 no curso de Filosofia e 02 no curso de Teologia.
O Seminário NOssa Senhora da Luz, e Luz, tem como orientadores os diáconos Marco Túlio Gomes e Rodrigo Leão.
Na casa de Belo Horizonte o formador é o reitor padre Fábio Costa.
Rezem por nós!