Início » 15 de outubro: Dia do Professor marca o relançamento do pacto educativo global pelo Papa Francisco com evento em Roma

Nesta quinta-feira, dia 15 outubro, Dia do Professor, o Papa Francisco dá início em Roma ao encontro para reconstruir o Pacto Educativo Global. Será um momento internacional de partilha das múltiplas ações que acontecem dentro da proposta lançada em setembro de 2019. O evento aconteceria em 14 de maio, mas teve sua data por causa da pandemia da Covid-19.

Na época, o Papa divulgou uma mensagem destacando que a proposta é realizar um “encontro para reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”, destaca o documento.

Dom João Justino de Medeiros. Foto: CNBB

“A preocupação do Papa Francisco pelo que chama Pacto pela Educação revela sua vocação de educador e explicita uma vez mais sua capacidade de agregar pessoas em torno de projetos tão fundamentais para a defesa da dignidade humana e para o desenvolvimento dos povos”, afirmou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação, dom João Justino de Medeiros em uma entrevista ao site da comissão em janeiro deste ano.

No Brasil, a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) prepara em parceria com a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e várias instituições educativas uma série de eventos e iniciativas para marcar a data como lives, celebrações e jornadas educativas.

“O Pacto Educativo deve ser entendido não como um evento, mas um processo contínuo no qual, o Papa Francisco nos convida a colocar no centro das discussões o tema da educação e reconhecer a corresponsabilidade de toda sociedade em processos educativos que conduzam à fraternidade”, destaca o assessor do Setor Educação da CNBB, padre Júlio César Resende.

Durante esta quinta-feira, em comunhão com o Papa Francisco, dezenas de atividades estão programadas para acontecer de forma simultânea em várias plataformas. A ANEC vai promover a jornada educativa começando às 8h30, horário de Brasília. Na ocasião será assinado um compromisso público dos educadores das escolas católicas à luz dos direcionamentos do Pacto Educativo. A Transmissão será pelo canal no YouTube ANEC Brasil.

Do Santuário Nacional de Aparecida acontece a celebração da Santa Missa na intenção dos professores e em comunhão com o Pacto Educativo. Além disso, outras iniciativas se destacam como as lives de algumas Editoras Católicas, encontros virtuais dos Institutos de Ensino Superior Católicos, e nas dioceses.

A partir das 9h30 pelo horário de Brasília, o Setor de Educação da CNBB vai transmitir ao vivo do Vaticano os eventos sobre o Pacto com a participação do Papa Francisco pelo Canal no YouTube da Comissão para Cultura e Educação da CNBB.

O dia se encerra com a Live especial da Esperança e da Solidariedade, às 19h, promovida em parceria com a CRB Nacional, ANEC, MEB, Cáritas Brasileira, Signis Brasil e Editoras Católicas. O bate papo vai aprofundar o tema do Pacto Educativo e terá a participação do professor doutor Gabriel Perissé, que é educador, filósofo, conferencista e escritor, e do professor doutor Carlos Rodrigues Brandão, professor emérito da UNICAMP, educador popular e escritor. A mediação será feita apresentadora da Rádio Aliança FM, Caroline Martins Pereira de Sales. A live vai ser no canal do Youtube da Comissão papa Cultura e Educação da CNBB.

O Pacto Educativo no Brasil

Em setembro de 2019, o Papa Francisco lançou o convite para o pacto Educativo Global, desde então a Igreja no Brasil acolheu a proposta e em parceira com a ANEC e CRB, preparou várias atividades para ajudar as comunidades e instituições de educação.

O Pacto Educativo Global é convocado no contexto celebrativo dos 5 anos da Encíclica Laudato Si’, bem como, recorda o Documento da Fraternidade Humana, assinado pelo Pontífice e o Grão-Imame de Al-Azhar, em Abu Dhabi.

A elaboração do subsídio “a Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no pacto educativo Global” foi disponibilizado às dioceses, escolas, entidades educativas e universidades. Várias atividades nos regionais da CNBB, nas dioceses e organismos educativos aconteceram desde então.

9h30 – Evento virtual do Pacto Educativo Global com o Papa Francisco

19h – Live especial da Esperança e da Solidariedade

Clique aqui para saber mais sobre o Pacto Educativo Global e ter acesso aos materiais e vídeos