10º Mutirão Brasileiro da Comunicação: Diocese de Luz esteve presente

Início » 10º Mutirão Brasileiro da Comunicação: Diocese de Luz esteve presente

A Diocese de Luz esteve representada pelos jornalistas Bernadete Seixas e Halph Carvalho

Cerca de 700 pessoas se inscreveram e se encontram nos dias 16 a 20 de agosto, no Centro de Convenções “Expoville”, na cidade catarinense de Joinville. Elas participam da décima edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) promovido pela CNBB. Além delas, centenas de pessoas participam como voluntárias para favorecer o pleno andamento da programação que foi aberta, solenemente, na quarta-feira, 16 de agosto, com uma conferência proferida pelo prefeito da Secretaria de Comunicação da Santa Sé, Monsenhor Dario Viganò. Auxiliado pelo responsável pela redação brasileira no Vaticano, o jornalista paranaense, Silvonei José, Viganò tratou de particularidades da comunicação do Papa Francisco e apresentou, em linhas gerais, os passos dados e ainda a serem realizados para a reforma da Mídia da Santa Sé.

Na quinta-feira, a primeira atividade do dia foi a celebração da Eucaristia presidida pelo bispo de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach. Ainda na parte da manhã, dois professores trataram do tema central do encontro, a educação para a comunicação, com o enfoque na “Educomunicação”: a irmã paulina Helena Corazza e o padre Maurício Cruz. Entre as conferências, foi realizada uma atividade cultural na qual foi apresentado o trabalho da Rede Vida de Televisão. Depois do almoço, os comunicadores participaram de 10 oficinas com diversos temas. No início da noite, houveo documentário “Labaca”, e após a apresentação do Balé Bolshoi do Brasil.

Sexta-feira

Na sexta-feira, 18, o dia de atividades se abre com a Celebração da Palavra com participação ecumênica. Em seguida, a conferência do encontro pelo Prof. Ismar de Oliveira Soares, da Universidade de São Paulo. Ele vai tratou do “processo dialógico da comunicação”. A quarta palestra foi presidida pelo repórter da RBS TV, afiliada da Rede Globo, Ricardo Von Dorff que apresentou sobre o tema: “educar através da informação – o risco do fake news”. E atividades culturais com as Tvs católicas: TV Aparecida e a TV Canção Nova.

Na parte da tarde, mais oficinas e palestras sobre a “leitura crítica dos meios de comunicação”, com Elson Faxina, “oratório”, com Lena de Souza e “o uso de aplicativos na evangelização” com Leonardo Silva. No final do período, Dom Darci José Nicioli, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB coordena partilhas do público presente e fez o anúncio da cidade que irá sediar o 11º Muticom, em 2019, que será Goiânia/GO. Durante a noite de sexta, houve homenagens a Dom Irineu Roque Scherer, bispo de Joinville, falecido há um ano e ao padre Zezinho. O dia se concluiu com uma apresentação especial dos Cantores de Deus.

Sábado e domingo

Os participantes do 10º Muticom deixaram a cidade de Joinville, bem cedo, e partiram para o Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento (SC), onde houve a celebração de encerramento do encontro, presidida por Dom Darci José Niciolli e almoço de confraternização.

No domingo, houve missas nas comunidades da cidade de Joinville, incluindo a grande celebração na Catedral Nossa Senhora de Fátima.

Diocese de Luz

A Diocese de Luz esteve representada por Bernadete Seixas, que atualmente é a jornalista da diocese e assessora da Pascom e pelo jornalista e leigo Halph Carvalho de Oliveira.

A Diocese, pela primeira vez envia representantes no Mutirão Brasileiro de Comunicação – Muticom. Já no Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação – Pascom, Luz, esteve presente em três edições.

A Pastoral da Comunicação na Diocese de Luz está presente desde 2011.

Mais fotos da página do Muticom