Novas comunidades são instituídas na Paróquia N. S. do Carmo, em Pains

Início » Novas comunidades são instituídas na Paróquia N. S. do Carmo, em Pains

A Igreja, desde o Concílio Vaticano II, vem redescobrindo o valor das pequenas comunidades. Nas comemorações dos 100 anos da Diocese de Luz, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Pains, atendendo ao apelo do Papa Francisco – ser uma Igreja em saída, com o cheiro de povo – viu a necessidade de multiplicar as comunidades urbanas, pois as cinco comunidades se apresentavam, demograficamente, grandes, dificultando o trabalho missionário de evangelização.

De acordo com o pároco padre Edson Teixeira, o novo mapa das comunidades foi apresentado e aprovado pelo Conselho Pastoral de Evangelização – CPE, e cinco novas comunidades foram instituídas: São Francisco de Assis, Santa Luzia, São Gabriel, São Rafael , São Miguel.

De acordo com a equipe a escolha dos novos prosseguiu da seguinte forma:

Comunidade São Francisco de Assis- De acordo com Laudato Si do Papa Francisco, São Francisco nos convoca à responsabilidade e cuidado com a Casa Comum, a Mãe Terra.

Comunidade Santa Luzia- Já existe, no local, a devoção à Santa Luzia, que começou com uma família que fez uma igrejinha para homenagear esta santa e a devoção foi se espalhando entre os moradores. Todos os anos, no dia de Santa Luzia, é celebrada uma Missa neste lugar.

Comunidade São Gabriel- Mensageiro de Deus- Uma homenagem à Paróquia Nossa Senhora do Carmo por ser o Anjo Gabriel que levou o anuncio de Deus à jovem de Nazaré.

Comunidade São Rafael- Deus cura – Homenagem especial ao Centenário da Diocese de Luz, sendo, São Rafael, o padroeiro.

Comunidade São Miguel- Semelhante a Deus – Homenagem e exortação no cuidado ao rio que corta a nossa cidade e que tem, como nome, São Miguel.

Desta forma, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo passa a ser formada por dez comunidades urbanas e nove comunidades rurais.