Paróquia São Francisco de Assis – Lagoa da Prata/MG

Histórico: Devido à constatação do grande desenvolvimento e das rápidas mudanças no meio urbano, destacou-se a necessidade da criação de uma terceira paróquia em Lagoa da Prata.

Em 04 de outubro de 2010, dia de São Francisco de Assis, o bispo diocesano, Dom Antônio Carlos Félix, durante celebração eucarística instalou a Região Pastoral São Francisco de Assis, designando o padre Marcos Tiago da Silva, até então vigário da Paróquia São Carlos Borromeu, como responsável pelos trabalhos e encaminhamentos desta região específica.

A Região Pastoral São Francisco foi constituída pelas comunidades São Paulo, Bom Pastor, Nossa Senhora do Carmo, São Francisco de Assis, Nossa Senhora das Graças, vindas da Paróquia São Carlos Borromeu e Santa Clara, da Paróquia São Sebastião e São Lucas, a Comunidade rural das Grotadas. Como a Comunidade Santa Clara possuía um território extenso, logo no início dos trabalhos da Região Pastoral São Francisco, Padre Tiago criou as Comunidades Santa Rita e Mãe Rainha. Mais tarde criou também a Comunidade Santo Antônio no Bairro Paradiso.

Em 30 de outubro de 2010 Padre Tiago celebrou a primeira missa no lote destinado à construção da Matriz e convocou toda a comunidade para construírem a igreja, casa de oração. Num verdadeiro mutirão, com muito zelo e dedicação, em 04 de outubro de 2011 foi instalada a Paróquia São Francisco de Assis. A celebração aconteceu dentro da matriz, ainda em construção, porém já bem adiantada.

Hoje, pouco mais de 5 anos da instalação da Região Pastoral, temos uma Paróquia bem estruturada onde as comunidades trabalham em parceria, uma ajudando a outra: Projeto Comunidades Solidárias. Todas as comunidades trabalham em quermesses, almoços e shows de prêmios nas festas de seus padroeiros, cavalgadas, leilões, enfim, todas as promoções realizadas na Paróquia, todo o dinheiro arrecadado é colocado em nosso Caixa Comum e a Paróquia cuida para atender às necessidades de todas as comunidades, movimentos e pastorais.

Movimentos que atuam na Paróquia: JUPAC (Jovens Unidos Partilhando o Amor de Cristo), EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo), ECC (Encontro de Casais com Cristo); MAC (Movimento da Amizade Cristã), Cursilho, RCC (Renovação Carismática), são movimentos que atuam em todas as paróquias da cidade.

Pastorais: Litúrgica, Música, Pastoral do Batismo, Catequética e Pastoral da Criança.

Nossa Paróquia atende também à ASFER (Associação Feminina de Recuperação, Fazendinha), APAC (Associação aos Presos Condenados) e Casa de Triagem da Fazendinha Masculina Novo Caminho, onde acontece celebração da Palavra uma vez por semana e a Santa Missa uma vez por mês.

Com exceção das comunidades Bom Pastor que tem missa aos sábados e a Comunidade São Paulo sempre aos domingos, todas as comunidades têm missa uma vez por mês. Nas comunidades onde as celebrações acontecem às quintas-feiras, uma hora antes da celebração acontece a Vigília ao Santíssimo.

Pároco: Pe. Joel Bernardes Macedo

Vigários Paroquiais: Mons. Eustáquio Afonso de Sousa

Rua Francisco Sales, 926 – Bairro São Francisco – CEP: 35.590-000

Comunidades Urbanas: 11 – Comunidades Rurais: 01

Atendimento Escritório Paroquial: 2ª a 6ª feira: 08h00 às 11h30  - 13h00 às 17h30.

Horário de Missas

Sábado: Igreja Matriz e Comunidade Bom Pastor: 18h00

Domingo: Igreja Matriz: 07h00, 08h30, 10h00 e 19h00

Domingo: Comunidade São Paulo Apóstolo: 17h30.

Desenvolvido por: logo celula