Paróquia São Sebastião – Piumhi/MG

Imagem da paróquia

Pároco: Pe. Douglas Rodrigues Xavier

Rua Emília Batista Lopes, 534 – Bairro Vila Agreny  | 37.925-000  

Telefax: (37) 3371–5933 – E-mail: [email protected]

Comunidades: 05 urbanas e 06 rurais.

Atendimento Escritório Paroquial: 2ª a 6ª feira: 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h30

Horário de Missas:

Quarta-feira: 18h confissões e às 19h Santa Missa na Igreja Matriz de São Sebastião.

Primeira sexta-feira do mês: 18h confissões e 19h Santa missa na Igreja Matriz de São Sebastião.

Sábado: 19h Santa Missa no Salão Imaculada Conceição;

Domingo: 08h30 Santa Missa no Salão Santos Reis; 10h Santa Missa na Igreja Matriz de São Sebastião; 19h Santa Missa na Igreja Matriz de São Sebastião.

Histórico:

A origem de Piumhi remonta meados do século XVIII, precisamente em 1731, quando apareceram os primeiros desbravadores vindos de Pitangui. Dentre eles estava o Padre Luís Damião, o qual tomou posse daquelas terras em favor da Diocese de Mariana, e celebrou a primeira Missa em terras que futuramente formariam Piumhi. O tempo passou e na década de 1750 o Bispo de Mariana criou a Paróquia Nossa Senhora do Livramento, mas somente em 1790 é que Piumhi passou a ter um padre residente.

Em 1841, Piumhi torna-se Vila e foi feita cidade em 1868. Cada ano o lugar crescia mais e mais. A necessidade foi exigindo da Igreja que novas paróquias fossem criadas. Assim, nasceram de Piumhi, muitas outras paróquias: em Pimenta, paróquia Nossa Senhora do Rosário; São Roque de Minas, paróquia São Roque; São João Batista do Glória, paróquia São João Batista; Capitólio, paróquia São Sebastião; e Doresópolis, paróquia Nossa Senhora das Dores.

Quando a Diocese de Luz pediu, em Assembleia Diocesana de Pastoral, que as paróquias se estruturassem em redes de pequenas comunidades, Piumhi já havia feito essa etapa, contava com treze comunidades urbanas, já bem estruturadas; semente plantada aqui pelo padre Ivan de Oliveira Elias e consolidada pelo padre Antônio Campos Pereira e sucessores.

Em Janeiro de 2004 o então bispo diocesano de Luz Dom Antônio Carlos Félix, viu-se motivado à necessidade de um cuidado maior para com o povo de Deus, assim sendo buscou implantar novas paróquias em muitas cidades da Diocese. Nesse contexto, criou-se a então Paróquia de Santo Antônio, ficando claro o desejo de Dom Antônio Carlos Félix de futuramente dar início a fundação de mais uma paróquia nesta cidade de Piumhi.

Com a construção do Ginásio Poliesportivo de Piumhi no bairro Nova Esperança, este demonstrou um crescimento populacional considerável. Com isso, em 22 de Janeiro de 2001 os bairros Vila Agreny e Totonha Tomé receberam o nome de Comunidade Imaculada Conceição e em Fevereiro o bairro Nova Esperança teve o nome mudado para Comunidade São Sebastião. Também em 2001 precisamente no mês de Fevereiro o bairro Pindaíbas, também mudou o seu nome para Comunidade Santos Reis, formando assim a Região Pastoral São Sebastião criada por Dom Antônio Carlos Félix em 20 de Janeiro de 2013, com apoio decisivo do então padre Heron Batista Beirigo e o seu auxiliar padre Edvaldo Geraldo Fernandes com intuito de ser aí edificada a terceira paróquia de Piumhi, sob a proteção do Mártir São Sebastião.

A Igreja São Sebastião nasceu de um compromisso de retribuir ao Santo, que todos os anos cedeu seu nome para uma tradicional festa de rodeio da cidade. O então padre Jair Aurélio Borges, mostrou-se o desejo de construir uma Igreja de estilo moderno em formato de cruz grega. O projeto foi elaborado pela arquiteta Patrícia Mota. O primeiro passo foi dado, sendo um destes no dia 31 de maio de 2001, quando foram adquiridos 6 (seis) lotes no bairro Nova Esperança, sendo um destes, doados pelo Dr. José Garcia Pereira.

Em menos de um ano da compra dos lotes, ou seja, em meados do ano de 2002, iniciou-se a execução de um projeto arrojado, que com o dinamismo e liderança do padre e da valiosa ajuda e colaboração dos empresários, fazendeiros e do povo de Piumhi, após 9 meses de obra, já se pôde celebrar a primeira missa dentro da Igreja, que foi solenemente inaugurada no dia 11 de Janeiro de 2003.

Assim aos 10 dias de Janeiro de 2014 nasce a terceira paróquia da cidade: Paróquia São Sebastião.