Paróquia São Carlos Borromeu abre Ano Jubilar

Publicado em: 19 julho 2021
Halph Carvalho

Toda a comunidade lagopratense está em festa com o aniversário da Paróquia São Carlos Borromeu, que está prestes a completar 90 anos de criação. Ao alcançar neste ano a marca de 89 anos, celebração realizada neste domingo, 18 de julho, a primeira paróquia de Lagoa da Prata fez a abertura do Ano Jubilar em preparação para a celebração dos 90 anos.

Quatro dias de celebrações festivas marcaram a abertura do Ano Jubilar. O tríduo iniciou na quinta-feira, 15 de julho, com a abertura da Porta Santa e o acendimento do círio comemorativo. Com a presença do bispo Dom José Aristeu, que presidiu a Eucaristia, abriu-se solenemente a Porta Santa na Igreja Matriz de São Carlos Borromeu.

Nos dias 16 e 17 de julho prosseguiram as celebrações do tríduo, com a presença de vários sacerdotes visitantes. Na sexta-feira e sábado presidiram a Eucaristia os padres Patriky e Antônio Campos (Tonhão), respectivamente. No domingo, 18 de julho, ocasião dos 89 anos, todas as celebrações da Santa Missa foram rezadas em ação de graças pelo aniversário da Paróquia e os fieis receberam uma carinhosa lembrança: uma deliciosa fatia de bolo.

Para dar ainda mais destaque ao tempo jubilar, marcado pelo espírito de espera e celebração, foi instalado na torre da Matriz São Carlos Borromeu um relógio digital que faz a contagem regressiva para a festa dos 90 anos.

Como obter a indulgência plenária no Ano Jubilar?

A indulgência plenária é o perdão completo de todos os pecados cometidos desde o batismo e para obtê-la durante o Ano Jubilar, os peregrinos devem:

1 – Visitar a Matriz de São Carlos Borromeu, fazendo uma oração (por exemplo, o Pai Nosso ou o Credo) e rezando pelas intenções do Papa.

2 – Receber os sacramentos da confissão (pode ser 15 dias antes ou depois da visita) e da Sagrada Comunhão.

A indulgência também pode ser recebida na intenção de um falecido.

O Ano Jubilar encerra em julho de 2022, com a celebração dos 90 anos e o fechamento da Porta Santa na Matriz São Carlos Borromeu, em Lagoa da Prata.