Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Formiga/MG

Imagem da paróquia

Pároco: Pe. Almerindo da Silveira Barbosa 

Vigário paroquial: Pe. Aguinaldo Gualberto Pires 

Rua Coronel Aureliano, 08 – Bairro Sagrado Coração de Jesus | 35.574-387

Tel.: (37) 3321–2955 – (37) 9 9863-8856

E-mail: formiga.pscj@diocesedeluz.org.br

Comunidades Urbanas: 09

Atendimento Escritório Paroquial: 2ª a 6ª feira: 08h às 18h

Horário de Missas:

2ª feira: Matriz: 19h

3ª a 6ª feira: Matriz: 07h e 19h e 3ª feira: 22h ( Missa dos Homens)

Sábado: Matriz SCJ: 19h

Domingo: Matriz SCJ: 07h, 10h, 17h e 20h

Domingo: Comunidades 08h30.

Histórico:

Assim nasceu a Paróquia Sagrado Coração de Jesus

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, situada no Bairro Chapada, hoje Sagrado Coração de Jesus, constituída por um povo participativo. No seu inicio, notava-se a participação dos homens na Sociedade São Vicente de Paulo, na Irmandade do Santíssimo Sacramento na Congregação Mariana e as mulheres do Apostolado da Oração, na Pia União das Filhas de Maria.

Os confrades da Conferência São José conseguiram a doação de um terreno. Assim, o povo construiu a igreja. Padre Remaclo sugere que o nome da Igreja fosse Sagrado Coração de Jesus, em homenagem a Congregação.

Zé Dantas motivou o povo para a construção da Igreja e como a população do bairro crescia a cada dia, nas missas aumentava cada vez mais a participação dos fiéis, então, resolveu-se transferir as celebrações para um Barracão desocupado na Avenida Belo Horizonte, hoje Avenida Abílio Machado.

Chegando o projeto de construção, organizou-se uma equipe de trabalho, mas como projeto era muito arrojado a obra parou por uns dois anos.

Pe. Honório que chega na Paróquia São Vicente Férrer, é designado por Pe. Remaclo para assumir os trabalhos de construção da Igreja Sagrado Coração de Jesus

Pe. Honório ao ver o projeto toma a iniciativa, vai a Belo Horizonte, acerta com o Engenheiro e refazem o projeto redesenhando a planta. Recomeça então a construção da obra, por uma equipe de lideranças dos trabalhos: Zé Dantas, Manoel Veloso, Matozinho Gomes, Juca Alonso, Arnaldo Barbosa, Pedro Álvares da Silva, Inácio Borges, Sr. Lila… e outros.

Zé Dantas e Padre Remaclo lideravam campanhas, festas, leiloes, rifas, pedido de doações, livro de ouro, seções de cinema e teatro, serestas, tudo era válido para arrecadar dinheiro para aplicar na construção da Igreja.

 

Compartilhe com seus amigos: