MUTICOM discute a responsabilidade social do profissional de comunicação

Início » MUTICOM discute a responsabilidade social do profissional de comunicação

Na manhã de hoje (19), na trilha da responsabilidade social, o jornalista e apresentador da TV Anhanguera afiliada da Rede Globo, Matheus Ribeiro, ministrou a palestra “O jornalismo e seu papel transformador na sociedade”. O tema propôs a discussão da função social do jornalista, diante dos acontecimentos da sociedade. Aproximadamente, 70 pessoas estiveram presentes, para a estudante de jornalismo do 5º período da UFG, Rauane Rocha, 23, “o tema discutido e as técnicas jornalísticas apresentadas pelo palestrante são de muita relevância”.

O palestrante destacou as missões do jornalista na atualidade, que para ele são: informar, formar, promover reflexão, denunciar e combater injustiças. “A responsabilidade em passar a informação certa às vezes nos faz parecer super-heróis”.
A reflexão proposta por ele é principalmente informar o público de forma responsável e coerente com a verdade.

Durante a palestra Matheus Ribeiro apresentou duas matérias jornalísticas televisivas onde destacou a prática do jornalismo cidadão, que aproxima o profissional de jornalismo e a sociedade. Mas, esse é um formato, segundo ele, criticado muitas vezes, por causa da abordagem do conteúdo, “com a proximidade do jornalismo cidadão, acabamos ouvindo críticas o tempo inteiro”.

Outra abordagem destacada pelo jornalista foi o uso das redes sociais, cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e uma ferramenta de trabalho para os jornalistas. Uma dica do profissional foi ter sempre ousadia, sem medo de enfrentar as críticas e assuntos do dia a dia.

A jornalista, Deixa Luane Borges, 30, ressaltou que “é muito importante discutir esse assunto e principalmente a responsabilidade que o jornalista tem frente à sociedade. O público busca informações verídicas nos veículos de comunicação, o jornalista deve estar preparado para isso”.

Texto: Thaíza Melgaço, estudante de jornalismo da PUC Goiás sob orientação da professora Sabrina Moreira | Fotos: Izamara Muniz

0