Sociedade São Vicente de Paulo

Assessor Diocesano:

Coordenação Diocesana:

Diretor espiritual:

Pe. Heron Batista Beirigo – (Paróquia São Sebastião – Capitólio/MG)

Tel.: (37) 3373-1279 | E-mail: [email protected]

Coordenador diocesano:

Waldevino José de Araújo – (Paróquia Santo Antônio – Santo Antônio do Monte/MG)

Frederico Ozanam nasceu em 1813. Aos 20 anos, ao lado de companheiros fiéis, em Paris, na França, deu início a uma obra que ajuda milhões de famílias há mais de 170 anos: a Sociedade de São Vicente de Paulo – SSVP.

A missão da Sociedade de São Vicente de Paulo  é aliviar a miséria espiritual e material dos que vivem em situação de risco social, colocando em prática os ensinamentos de Cristo e da Igreja Católica.
Ozanam foi beatificado em agosto de 1997 pelo Papa João Paulo Segun do.

No Brasil já existe uma igreja em honra a Frederico Ozanam.

São Vicente de Paulo é considerado o patrono de todas as obras de caridade. Trilhou um caminho de dedicação radical aos pobres e as missões populares; foi a inspiração para a denominação da SSVP.

Atualmente a Sociedade de São Vicente de Paulo está presente em 143 países e tem mais de 700 mil membros espalhados pelo mundo.

O Brasil é o maior país vicentino do planeta; aqui a instituição nasceu em 1872, com a Conferência São José, no Rio de Janeiro. E conta com cerca de 250 mil voluntários, organizados em 20 mil Conferências e 33 Conselhos Metropolitanos.

As Conferências Vicentinas são grupos formados por homens e mulheres – e também por Crianças e Adolescentes. Quem faz adesão a SSVP é chamado de Vicentino.

Os grupos se reúnem semanalmente para debater e sugerir maneiras de atender as famílias carêntes, que são cadastradas após sindicância sócio-econômica.

As Confêrencias são coordenadas por Conselhos, que direcionam os trabalhos e atividades seguindo os princípios e fundamentos da Regra da Sociedade de São Vicente de Paulo.

A administração da Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil é de responsabilidade do Conselho Nacional do Brasil; e no mundo, do Conselho Geral Internacional, com sede em Paris, na França.

Os Vicentinos fazem do sonho Ozanam, que é  “formar uma grande rede de caridade de ajuda ao próximo”, uma realidade que alivia o sofrimento dos pobres e incentiva a promoção da dignidade humana.

A SSVP recebe colaboração de benfeitores, que contribuem financeiramente com a instituição.

A visita domiciliar é a principal atividade dos Vicentinos.Semanalmente são feitas mais de 200 mil visitas, em diferentes bolsões de miséria. Assim, todos que são amparados pela instituição são incentivados a melhorar suas vidas em todos os sentidos.

O trabalho da SSVP abrange ainda as Obras Unidas. São creches, educandários, asilos, entre outras instituições – todas mantidas e administradas pela organização.
Diversas unidades Vicentinas promovem cursos que visam a inclusão social das famílias assistidas; como os de alfabetização e de geração de renda – são as Obras Especiais.

Atualmente, meio milhão de brasileiros recebe o apoio da SSVP.Semanalmente a instituição distribui mais de 800 mil quilos de alimentos, arrecadados por meio de campanhas junto aos Colaboradores, além de remédios, roupas, materiais escolares e utensílios diversos.

A Sociedade de São Vicente de Paulo conquistou Parceiros como a Nestlé.Os projetos mais grandiosos desta valiosa Parceria sao a Campanha “Torcer faz bem” e os Shows “Roberto Carlos pra sempre”.

Em 2004, a instituição recebeu o Prêmio Direitos Humanos, na Categoria Idosos, oferecido pelo Governo Federal.

Em 2005, a SSVP assinou um termo de cooperação com o Ministério do Desenvolvimento Social no sentido de beneficiar famílias carentes ainda nao atendidas pelos programas sociais do Governo Federal.

A Sociedade promove anualmente a Romaria Nacional ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. Uma ação que renova a fé e a amizade entre os vicentinos.

No Brasil, cerca de 100 mil jovens Vicentinos semeiam o futuro da SSVP.
Conferências compostas por crianças e adolescentes formam novos membros para a instituição. Atualmente, no Brasil, atuam cerca de 600 Conferências de Crianças e Adolescentes.

A instituição mantém também a Ecafo – Escola de Capacitação Frederico Ozanam – que visa a formação dos Vicentinos por meio de cursos, palestras, encontros e retiros.
A Sociedade São Vicente de Paulo une homens, mulheres e crianças num mesmo ideal: praticar o amor ao próximo.

Procure uma Conferencia Vicentina na paróquia mais perto da sua casa e venha fazer parte dessa grande rede de caridade: a Sociedade São Vicente de Paulo.

Sitehttp://www.ssvpcmformiga.org.br/