Fiéis realizam 5ª Descida Ecológica pelo Rio São Francisco

Publicado em: 9 setembro 2021
Halph Carvalho

O grupo “Amigos das Águas”, formado por uma turma de companheiros que há cinco anos fazem um percurso ecológico pelas aguas do Rio São Francisco, promoveu a 5° Descida Ecológica pelo Velho Chico. O percurso pelas águas aconteceu nos dias quatro e cinco de setembro, entre a ponte Paula Cândido e a ponte Olegário Maciel, região que abrange os municípios de Lagoa da Prata e Iguatama.

Na abertura dos trabalhos, Padre Edson Augusto Teixeira, da Paróquia Sant’Ana, de Bambuí, se deslocou até as margens do Rio São Francisco e abençoou o evento e todos os participantes. A benção realizada pelo sacerdote foi um momento bonito e profético de fé, alegria e emoção, que marcou o início da expedição.

O grupo de oito companheiros, que participou efetivamente da Descida Ecológica, percorreu um trecho de aproximadamente 60 quilômetros. No entanto, cerca de 20 pessoas participaram e contribuíram com a realização da promoção ambiental, oferecendo auxílio nas paradas, para o descanso e as refeições. “Agradecemos ao Tuty do Rancho onde descansamos, na noite de sábado para Domingo; ao Tio Assis da Borracharia, que também preparou um almoço na Chalana durante a descida no sábado, em um local estratégico do Rio São Francisco”. Comenta um dos membros da expedição, Emerson Kennedy.

A iniciativa tem o objetivo de promover e chamar atenção para a necessidade do cuidado com o Rio São Francisco, despertando a consciência ecológica na população, através de relatos, fotos e vídeos, feitos durante a descida pelo rio. “Neste ano, mapeamos as áreas degradadas, os trechos que estão mais assoreados e os pontos de concentração de poluentes. Coletamos lixo e averiguamos a presença dos peixes, vivos e mortos, em cada região percorrida. Conversamos com os ribeirinhos e pescadores, para saber se o rio está com peixes, pelo menos para a subsistência. Enfrentamos obstáculos no rio, como bancos de areia, tocos no meio rio e pouca água, o que dificultou a navegabilidade nos dois dias de descida.” Explica Emerson Kennedy.

Segundo os organizadores, a iniciativa de promover a Descida Ecológica surgiu com três amigos que queriam navegar pelo rio São Francisco, para conhecer as suas belezas. “Decidimos viajar pelo rio São Francisco e seus afluentes, para começarmos nossa expedição. Depois de alguns anos, o Velho Chico nos despertou para suas belezas naturais e com isso, para a responsabilidade de preservá-las,” comenta entusiasmado o ambientalista Emerson Kennedy.

De acordo com os organizadores, a Descida Ecológica pelo Rio São Francisco contou com o apoio de valiosos parceiros, como o Sicoob Crediprata, Sports Center e Polícia Militar Ambiental. Os “Amigos das Águas” manifestam sinceros agradecimentos a todos os parceiros e colaboradores voluntários que fazem acontecer, anualmente, a Descida Ecológica pelo Rio São Francisco.

Compartilhe com seus amigos: