Dom Aristeu comemora aniversário natalício de 69 anos

Publicado em: 14 julho 2021
Halph Carvalho

Hoje é um dia festivo para a Diocese de Luz, pois essa porção do povo de Deus celebra o aniversário natalício de 69 anos do seu bispo diocesano Dom José Aristeu Vieira. A alegria do pastor também é a alegria das ovelhas, por isso todas as comunidades da Diocese de Luz se unem para celebrar e dar graças a Deus pela vida do seu amado bispo diocesano.

Nascido em 1952, em uma propriedade rural próxima ao distrito de São Gregório, em Rio Vermelho/MG, o menino José Aristeu cresceu no interior do norte de Minas, acostumado com as coisas simples e as dificuldades próprias de uma família pobre que trabalhava a terra para tirar seu sustento. Uma das funções de Aristeu na lida da roça, segundo sua irmã Vanilde, era campear os animais todos os dias cedo, ainda de madrugada.

No final da sua infância, Aristeu foi morar em Coluna, cidade limítrofe de Rio Vermelho, onde foi acolhido pelo pároco Sady Pereira da Silva que o ajudou a concluir a antiga admissão, que hoje se compara ao 5° ano do ensino fundamental.  Essa etapa de ensino era um requisito para entrar no seminário. Dessa forma, aos 13 anos Aristeu ingressou no Seminário Arquidiocesano de Diamantina.

Numa família de quatro irmãos, Dom Aristeu é o segundo filho mais velho de Manoel Gomes Pereira e Maria Romana Vieira. O pai de Dom Aristeu faleceu com apenas 33 anos e todos os filhos ainda eram bem pequenos. Com todas as dificuldades da época, mãe viúva e filhos menores, todos os membros da família tiveram que se dedicar bem cedo ao trabalho rural.

Louvamos a Deus pela simplicidade e a humildade do bispo diocesano de Luz, Dom José Aristeu, características que atraem as ovelhas e as fazem sentirem acolhidas e pertencentes ao rebanho. Damos graças a Deus pelos familiares de Dom Aristeu e por todos que passaram por sua vida, ajudando-o na construção do seu caráter e seu jeito de ser.