Dia do Padre abre o Mês Vocacional

Publicado em: 1 agosto 2021
Halph Carvalho

Para marcar o início do Mês Vocacional, neste 01 de agosto a Igreja celebra a vocação sacerdotal. Tradicionalmente celebrada no primeiro domingo do mês de agosto, a vocação do padre é comemorada com alegria por todas as comunidades eclesiais. Em todas as celebrações, os fieis organizam festividades, homenageiam e rezam pelos seus sacerdotes.

Para bem celebrar o Mês Vocacional de 2021, a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe os seguintes tema e lema, respectivamente, para reflexão e espiritualidade: “Cristo nos salva e nos envia”, “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

Neste mês de agosto, todas as comunidades eclesiais, movimentos, pastorais, serviços e ministérios são convidados a realizarem momentos orantes de escuta da Palavra de Deus, leitura, meditação e contemplação rumo à práxis vocacional. É importante que no decorrer de todo o mês vocacional, sejam oportunizados momentos de espiritualidade e reflexão sobre as diversas vocações específicas – cristãos leigos e leigas, família, catequistas, missão, vida consagrada, ministério ordenado, animação vocacional da juventude.

Ao celebrar neste primeiro domingo a vocação dos ministros ordenados, a Diocese de Luz se alegra com a vida e a missão de todos os seus filhos padres. Deus seja louvado pelo Clero da Diocese de Luz.