Início » Coordenação Diocesana da Catequese promove “visitas on-line” aos coordenadores paroquiais

No mês de outubro, a Coordenação Diocesana de Catequese realizou “visitas on-line” a todos os coordenadores paroquiais de Catequese. Os encontros aconteceram por foranias e contaram com participação da maioria das paróquias.

Na oportunidade da visita, mesmo no formato remoto, as lideranças da Catequese puderam compartilhar as dificuldades vividas na pandemia e planejar as atividades para 2022. O objetivo da coordenação, segundo o assessor diocesano da Catequese, padre Denison Carlos Nascimento, era escutar, dialogar e conhecer a realidade das comunidades.

No dia 21 de outubro, a coordenação diocesana de Catequese realizou a visita “online” aos coordenadores paroquiais da Forania de Abaeté. Estiveram presentes: (Abaeté) – Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e Paróquia Bom Pastor. (Morada Nova) – Paróquia Nossa Senhora do Loreto. (Dores do Indaiá) – Paróquia Nossa Senhora das Dores. (Biquinhas) – Paróquia São Sebastião. (Estrela do Indaiá) – Paróquia São Sebastião.

No dia 23 de outubro, a Coordenação Diocesana de Catequese realizou “visita online” nas Foranias de Arcos e Bom Despacho. Pela manhã, o encontro foi com os coordenadores da Forania de Arcos. A partilha iniciou às 09h e encerrou às 11h30. Estiveram presentes: (Arcos) Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Paróquia São Cristóvão, Paróquia Santo Antônio. (Pains) Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

No período da tarde, das 14h às 17h, o encontro foi com a Forania de Bom Despacho. Estavam presentes as paróquias: (Bom Despacho) – Paróquia São José Operário e Paróquia São Vicente de Paulo. (Santo Antônio do Monte) – Paróquia Santo Antônio; Paróquia São José e Paróquia São João Bosco.

O encontro com a Forania de Bambuí aconteceu na noite de 25 de outubro, das 19h30 às 21h30. A reunião contou com a participação dos coordenadores de catequese das paróquias: (Bambuí) Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Paróquia Nossa Senhora das Graças. (Medeiros) Paróquia São José. (Santa Rosa da Serra) Paróquia Santa Rosa de Lima.

Na Forania de Formiga, o encontro on-line aconteceu na noite de 27 de outubro, das 19h30 às 21h50. Participaram as coordenações de Catequese das paróquias de Formiga: Paróquia São Paulo; Paróquia São Geraldo; Paróquia São Sebastião e Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

As últimas “visitas on-line” aconteceram no dia 30 de novembro, com a participação dos coordenadores paroquiais de Catequese das Foranias de Lagoa da Prata e Piumhi. Na Forania de Lagoa da Prata, o encontro iniciou às 09h e encerrou às 11h30, contando com a participação das paróquias: Japaraíba (Paróquia Nossa Senhora do Rosário); Moema (Paróquia São Pedro); Lagoa da Prata (Paróquia N. S. Guadalupe, Paróquia São Carlos Borromeu e Paróquia São Francisco).

O encontro com a Forania de Piumhi iniciou às 14h e encerrou às 17h, contando com a participação das paróquias: Capitólio (Paróquia São Sebastião), Pimenta (Paróquia N. S. Rosário); Piumhi (Paróquia Santo Antônio; Paróquia N.S. Livramento).

Todos os encontros foram marcados por grande alegria e interação. Muitas partilhas, testemunhos, experiências e desafios da Catequese, durante o período de pandemia. E grande esperança e expectativa para os reencontros presenciais e a retomada integral das atividades para 2022.

“Nossa gratidão aos coordenadores pela participação, acolhida e dedicação com nossa Catequese. Encerro esse singelo agradecimento com o poema que marcou nossa reflexão durante essas visitas. Somente ELE pode nos oferecer a graça, a ESPERANÇA de dias melhores e um novo amanhã”. Comenta Luiz Henrique Coutinho, membro da Coordenação Diocesana.

Canção da Esperança

Flávia Wenceslau

A Esperança

Tece a linha do horizonte

Traz tanta paz

Em reluzente e doce olhar

Que nos conforta

Quando o mar não é tão manso

Quando o que resta

É só o frio sem luar

E nasce leve, devagar

Em uma canção de ninar

Que nos acolhe pra dizer

O Amor jamais deixou você

Oh, Esperança

És para sempre, sempre viva

Te ofereço a minha casa pra morar

Nos meus sentidos

Quero ter os teus conselhos

Na minha voz

Eu quero sempre ir te encontrar.

Se alguma coisa eu temer

Estou contando com você

Pra me dizer ao me acalmar

Que o amor jamais me deixará

E nasce leve, devagar

Em uma canção de ninar

Que nos acolhe pra dizer

O amor jamais deixou você.