Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada realiza reunião ampliada, em Brasília

Publicado em: 17 outubro 2019
Bernadete Seixas

De 14 a 17 de outubro, o Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília (DF) recebe a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a sua reunião ampliada.

Participam da iniciativa além dos bispos membros, representantes dos organismos que compõe a Comissão, são eles a Pastoral Vocacional Nacional, a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), a Comissão Nacional dos Diáconos (CND), a Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e também a Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS).

Padre Cássio Vieira também participa do encontro, como  representante dos presbíteros do Regional leste 2 e dos presbíteros da Diocese de Luz.

O encontro é assessorado pelo padres João Cândido da Silva Neto e Juarez Albino Destro. À luz das Novas Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), os participantes debaterão ao longo dos dias de reunião diversos assuntos, sendo o principal, a elaboração de um plano quadrienal que deverá nortear as atividades da Comissão e de seus organismos pelos próximos quatro anos. “É uma tarefa muito importante e bonita, mas também empenhativa e pedimos a Deus que nos ilumine nessa hora”, afirma o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom João Francisco Salm.

Segundo o presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), padre Jerônimo Batista de Araújo, o momento é importante e de grande relevância, sobretudo para todos os organismos. “Nós estamos aqui para avaliar a nossa caminhada do ano e também lançarmos luzes para a nossa caminhada nos anos futuros”, comenta.

Para ele, a reunião ampliada da Comissão se reveste de um significado ainda maior quando já se tem novos horizontes definidos nas Diretrizes. “Agora sim, após o lançamento das Diretrizes, é o momento certo de planejarmos o nosso quadriênio, as nossas atividades, os nossos trabalhos, a nossa caminhada enquanto organismo que integra a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados”, garante.

Congresso Vocacional

Para além do plano quadrienal, os participantes fizeram uma análise do IV Congresso Vocacional, realizado neste ano, em Aparecida (SP). O evento contou com a participação de mais de 500 representantes de dioceses e arquidioceses do Brasil e tinha como tema “Vocação e Discernimento” e lema “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!”.

Padre João Cândido Neto, assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados, explica que a partir da reunião ampliada a ideia é que os participantes ajudem na elaboração de um documento conclusivo do evento. “Nessa reunião os participantes estão dando as suas colaborações e esperamos publicar esse documento conclusivo até o final deste ano, com os resultados, as propostas que foram colocadas no 4º Congresso”, explica o padre. O Documento será publicado em formato de livro pela editora da CNBB, a Edições CNBB.

Fora as atividades em grupo, o encontro contará ainda com momentos de reflexões. A irmã Clotilde Prates de Azevedo, do Setor Juventudes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), julga ser de extrema importância a realização deste tipo de evento.

“É importante essa participação na reunião ampliada pelo fato de criarmos uma maior comunhão de trabalho entre a vida religiosa consagrada e o trabalho exercido nas dioceses, nas paróquias, nas comunidades, porque nós estamos na base, então a gente também está diretamente envolvido com esse trabalho e, ao mesmo tempo, também apresentar e trazer toda a riqueza do rosto da vida consagrada, esse carisma para essa diversidade vocacional, tornar visível isso também”, disse.

Compartilhe com seus amigos: