Cáritas Luz elege nova diretoria

Publicado em: 20 julho 2021
Halph Carvalho

Os membros da Cáritas Diocesana de Luz estiveram reunidos no último sábado, 17 de julho, em formato on-line, para votação do novo Conselho Diretor. A Assembleia teve abertura às 08h30 e o bispo Dom Aristeu conduziu a oração inicial. Após a acolhida, padre Antônio Campos (padre Tonhão), presidente da entidade em exercício, fez uma memória da caminhada da Cáritas na Diocese de Luz, desde sua fundação em 2016.

De acordo com o padre Tonhão, a primeira diretoria e estatuto foram criados em dezembro de 2016. Os primeiros trabalhos do grupo, no decorrer de 2017, se concentraram na organização de algumas reformas estatutárias e na criação da própria identidade da Cáritas Luz, em comunhão com a Cáritas Regional e a Cáritas Brasileira.

Após levantamento de um diagnóstico sobre as questões sociais da Diocese de Luz, os anos 2018 e 2019 foram marcados pela formação do voluntariado. Foram realizados quatro encontros, em menor número, em algumas foranias e dois encontros maiores, em nível diocesano.  Com o início da pandemia, o processo formativo paralisou, mas os projetos da entidade continuaram em andamento, buscando parcerias com autarquias e organismos nacionais e internacionais de assistência social. “Dentre as parcerias e os pedidos que fizemos, dois projetos tiveram bastante êxito: os 20 mil euros doados pela Adveniat, que resultou na doação de 900 cestas básicas de alimentos e o gesto concreto da Cáritas Regional, que resultou na doação de 150 cestas para famílias formiguenses, em parceria com o Banco de Alimentos de Formiga” explica padre Antônio.

Para o padre Antônio Campos, a criação da Cáritas é o monumento vivo da celebração dos 100 anos da Diocese de Luz. “A vida e a missão continuam, graças a Deus. Quanto mais organizarmos a prática do amor, mais estaremos nos espelhando na doutrina social da Igreja. Acredito, assim como nosso bispo Dom Aristeu, que o braço de toda a ação social da Igreja está dentro da Cáritas. Por isso, espero que a nova equipe diretora continue investindo na formação do voluntariado, envolvendo todas as pastorais e serviços sociais da Diocese, pois a messe é grande e os operários são poucos” encerra o ex-presidente da Cáritas padre Tonhão.

Com a graça de Deus e as bênçãos de Nossa Senhora, foi eleito por unanimidade o respectivo Conselho Diretor:

Presidente – Pe. Geraldo Agostinho Teixeira – Estrela do Indaiá;

Vice-Presidente – Pe. Marcelo Adriano Ribeiro – Abaeté;

1° Tesoureiro – José Jamir Chaves – Formiga;

2° Tesoureiro – Maurílio Geraldo de Souza Leão – Formiga;

1° Secretária – Ângela das Graças Teixeira – Luz;

2° Secretária – Calineria Gonçalves Souto e Silva – Lagoa da Prata;

Conselho Fiscal

Titulares

• Antônio Fernando Bolina Batista – Samonte;
  • Edna Aparecida Acácio Ferreira – Arcos;
  • Carlos Roberto Valério – Piumhi;

Suplentes

• Adaniel Soares Ferreira – Biquinhas;
  • Eliana Janice Vasconcelos Batista – Samonte.

Padre Antônio Campos esteve presencialmente com o padre Geraldo Agostinho e já transmitiu oficialmente a presidência dos trabalhos da Cáritas Luz.