Bambuí celebra festa da padroeira: SantAna
O dia 26 de julho, é o dia de Sant”Ana, padroeira da cidade de Bambuí e também padroeira da paróquia Sant’Ana.
Para celebrar a data houve uma missa em ação de graças, na igreja matriz de Sant’Ana onde reuniu-se os padres João Bosco da Silva; Samuel Henrique Borges ( pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus); padre Antônio Carlos Ferreira Couto (pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças); padre Pedro Felisberto Ferreira (pároco da Paróquia São José, em Medeiros) e o vigário geral padre Antônio Campos Pereira.
Durante todo o dia houve orações, missa, barraquinhas e shows.
A festa
As comemorações iniciaram com a visita da imagem nas comunidades urbanas e rurais que percorreu nos dias 02 a 19 de julho. Todos os dias houve missa, barraquinhas e leilões.
Sant’Ana
Santa Ana ou Sant’Ana (do latim Anna, por sua vez do hebraico transliterado Hannah, “Graça”) foi mãe de Maria, avó de Jesus Cristo. A devoção aos pais de Maria é muito antiga no Oriente, onde foram cultuados desde os primeiros séculos de nossa era, atingindo sua plenitude no século VI.Já no ocidente, o culto de Santana remonta ao século VIII, quando, no ano de 710, suas relíquias foram levadas da Terra Santa para Constantinopla, donde foram distribuídas para muitas igrejas do ocidente, estando a maior delas na igreja de Sant’Ana, em Düren, Renânia, Alemanha. Seu culto foi tornando-se muito popular na Idade Média, especialmente na Alemanha.
Em 1378, o Papa Urbano IV oficializou seu culto . Em 1584, o Papa Gregório XIII fixou a data da festa de Sant’Ana em 26 de Julho, e o Papa Leão XIII a estendeu para toda a Igreja, em 1879. Em França, o culto da Mãe de Maria teve um impulso extraordinário depois das aparições da santa em Auray, em 1623. Tendo sido São Joaquim comemorado, inicialmente, em dia diverso ao de Sant’Ana, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria, mãe de Jesus.