São Rafael, que belo padroeiro temos!

São Rafael, padroeiro da Diocese de Luz! Um padroeiro desconhecido nosso?

À primeira vista pode parecer estranho. Essa não é uma devoção popular! Nem se sabe de outra razão desta escolha, senão devoção e opção de nosso primeiro bispo Dom Manoel. Mas relendo com olhar de fé, já podemos dizer: pura providência! Que bela escolha, que se faz hoje tão atual, simpática e oportuna para nós.

Sim, neste momento de fazer memória e de celebrar a caminhada de 100 ANOS, podemos dizer com toda convicção, que nesta escolha estava escondida a vocação de nossa Diocese de Luz. Tanto a escolha do Padroeiro, como o novo nome da Diocese criado por Dom Belchior, o segundo bispo! Não mais diocese do Aterrado, mas Diocese de Luz! Tudo providência! Será que já vemos a ligação do nosso padroeiro com o novo nome de nossa Diocese?

São Rafael, o enviado do cuidado de Deus para devolver LUZ aos olhos de Tobit, mergulhado nas trevas da cegueira e na desolação.

1-Um padroeiro providencial para nossos tempos! São Rafael significa: “o cuidado de Deus”, a cura de Deus”. Nosso padroeiro, o poderoso Arcanjo, disfarçado de mestre peregrino, se fazendo companheiro e caminheiro, foi a presença do próprio Deus para trazer LUZ  aos olhos de Tobit que tinha muita fé, mas perdera a visão  do mundo... Um milagre que trouxe muita alegria, fé e consolo para aquela piedosa família. E atenção: hoje, a ajuda, o milagre que precisamos para nós mesmos e para nossas famílias e comunidades é ainda muito maior: recuperarmos a LUZ DA FÉ EM CRISTO, a fé e confiança na Providência Divina para não nos perdermos em trevas na caminhada da vida em que somos tão desafiados por uma sociedade “liquida “que não tem mais consistência e consciência de valores definitivos!  Uma sociedade seduzida pelo consumo em que tudo vira dinheiro, até a própria doença vira mercadoria e a saúde vira ou privilégio de quem tem muito para investir em remédios e planos de saúde caríssimos, ou lucro para quem pode ser empresário dela, enquanto o SUS tende a desaparecer pois não se pensa no povo!

Em resumo, vejo em São Rafael uma imagem forte do próprio Jesus Cristo, Luz do mundo, que caminha conosco, nos consolando e nos iluminando nos caminhos da vida!

E vejo ainda em São Rafael, a imagem de cada um de nós, de cada comunidade eclesial, chamados a sermos também nós, peregrinos, caminheiros e companheiros de todo aquele que ainda não encontrou Jesus Cristo como verdadeira Luz que ilumina “todo ser humano que vem a este mundo”, e precisa de Luz, companhia, solidariedade, consolo e guia para marchar entre tantas trevas e desafios à vida, à fé!

E nós, Diocese Luz, que devemos cuidar mais e melhor das nascentes do Rio São Francisco, que com suas águas e seus peixes e tantas riquezas, faz sobreviver a tantos brasileiros, o que precisamos aprender urgentemente deste padroeiro do peixe, que cura com o peixe? Eis aí o vínculo de nossa missão permanente, trazida pela Campanha da Fraternidade 2017, como gesto de nossa conversão pascal: defender e salvar a nossa casa comum!

Peregrinação de São Rafael

Ainda em festa, a Diocese já tão logo inicia uma nova peregrinação: São Rafael – o padroeiro diocesano que abre as comemorações do Centenário, que será comemorado em 08 de julho de 2018.

A imagem irá visitar todas as paróquias, prosseguindo os passos de Nossa Senhora Aparecida, que veio convocar-nos para a festa dos seus 300 anos. No dia 07 de julho deste ano, sexta-feira, haverá a sessão solene de lançamento do Selo do Centenário da Diocese e após a celebração da Santa Missa pelo aniversário de 50 anos de falecimento de Dom Manoel Nunes Coelho e apresentação da imagem de São Rafael.

No dia 08, São Rafael inicia a peregrinação na Paróquia São Rafael, em Paineiras e encerram em julho de 2018 na cidade de Luz.

Preparemo-nos desde já para esse momento novo. A equipe do centenário já trabalhou a novena de São Rafael já publicada por padre Orlando Ferreira, em breve esse subsídio estará já disponível.

São Rafael: rogai por nós

Que a proteção e companhia de São Rafael, curados de toda cegueira, principalmente a espiritual, possa nos fortalecer, na fé em Jesus Cristo, na confiança da Providência e no compromisso do cuidado uns dos outros, especialmente aos mais fragilizados pela doença; e que este cuidado, se estenda em forma de defesa e proteção à nossa mãe Natureza, a nossa casa comum, também ferida gravemente pelas trevas do pecado da ganância e egoísmo.

São Rafael: intercedei por nós, invocando da Trindade Santa todas as luzes e bênçãos que tanto precisamos. Amém.

Dom José Aristeu Vieira

Bispo Diocese de Luz