Agradecendo a nosso Deus e nosso Pai, celebrando um centenário jubilar!

Início » Agradecendo a nosso Deus e nosso Pai, celebrando um centenário jubilar!

Tendo percorrido o caminho missionário desde nossas pequenas comunidades, passando pelas paróquias e foranias da Diocese, chegou a hora de “Redescobrir a Alegria de sermos Diocese Missionária”. Somos Igreja em missão! Eis o nosso lema desde 2009. Por isso, 2018 ficou consagrado como o ano de peregrinação das foranias à sede do Bispado. Mês e mês fomos acolhendo, partilhando, celebrando, visitando e conhecendo a nossa história.

Tivemos a graça de receber Dom Geraldo Lyrio, então Arcebispo de Mariana, que em 25 de fevereiro, que durante a peregrinação da Forania de Piumhi, inaugurou nosso Centro de Memória “Nossa Senhora da Assumpção”. Em cada peregrinação o Povo de Deus pôde visitar o Seminário, a Catedral, a Cúria, o Centro de Memória, Palácio N. S. da Assunção, residência do senhor bispo, Santuário N. Sra, de Fátima, movimentando, assim, nossa querida cidade de Luz-MG.

Nesta ocasião foram apresentados três livros históricos que foram reeditados: “O Bispado de Aterrado – dados históricos e estatísticos de todas as paróquias com ilustrações” (1941), “O Município de Luz e as comemorações de Setembro de 1941” (1941) e “Reminicências da Peregrinação de Nª. Sª. de Fátima pelas Paróquias de 17 de Abril a 28 de Junho de 1954”, valorizando nossa história e legando as novas gerações a riqueza religiosa e cultural da fé católica no oeste de Minas Gerais.

Em 2018 foi editada a Revista do Centenário. Um lindo trabalho de resgate de tão belas páginas de nossa história. Também foram entregues medalhas comemorativas, repique dos sinos e um belo empenho do clero diocesano que, em cada paróquia, fez-se acontecer este caminho de preparação.